Resultados de busca
1121 resultados encontrados com uma busca vazia
- Galeria Archidy Picado recebe exposição ‘Fora de Mim Outro Lugar’, de Zé Santana
Mostra reúne instalações, aquarelas e obras têxteis inspiradas nas tradições populares nordestinas A Galeria de Arte Archidy Picado, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), abre nesta quinta-feira (11), às 19h, a exposição “Fora de Mim Outro Lugar”, do artista visual e dançarino popular paraibano Zé Santana. Com curadoria de Adriano Machado, a mostra permanece em cartaz até 17 de julho e reúne instalações, aquarelas e obras têxteis que dialogam com as tradições populares nordestinas, especialmente os folguedos e manifestações culturais presentes entre o Agreste paraibano e a Zona da Mata pernambucana. A exposição apresenta uma pesquisa artística construída a partir das experiências de Zé Santana com a dança popular, a memória afetiva, a religiosidade e os processos de transformação do corpo. As obras transitam entre diferentes linguagens visuais para investigar as relações entre identidade, fé, tradição e pertencimento, aproximando o universo das culturas populares dos espaços da arte contemporânea. Segundo o curador Adriano Machado, a produção de Zé Santana promove um encontro entre o corpo cotidiano e o corpo transfigurado dos brincantes populares. Em “Fora de Mim Outro Lugar”, o artista cria um espaço em que as fronteiras entre identidade e representação se tornam fluidas. Suas obras revelam personagens, máscaras e vestimentas que dialogam com a memória coletiva e com os imaginários das manifestações populares nordestinas. Inspiradas por elementos presentes em brincadeiras como o Bumba Meu Boi e outros folguedos tradicionais, as obras incorporam fitas, tecidos, máscaras e cores vibrantes, construindo narrativas visuais que evocam encantamento, ancestralidade e transformação. A mostra também evidencia a relação do artista com os quintais, as festas populares e os territórios simbólicos da infância, lugares que atravessam sua trajetória pessoal e artística. Natural de Campina Grande (PB), Zé Santana é mestre em formação em Artes Visuais pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPB e UFPE. Sua trajetória artística teve início na dança popular e, ao longo dos anos, passou a incorporar pesquisas em artes visuais, com destaque para a arte têxtil e a aquarela. Em sua produção, utiliza procedimentos autoetnográficos para abordar questões relacionadas ao corpo, à memória, à cultura popular e às experiências de fé. A exposição já foi apresentada em 2025 no Museu de Arte Popular da Paraíba, em Campina Grande, e chega agora à Galeria Archidy Picado ampliando o diálogo entre tradição popular e arte contemporânea.A Galeria de Arte Archidy Picado, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), abre nesta quinta-feira (11), às 19h, a exposição “Fora de Mim Outro Lugar”, do artista visual e dançarino popular paraibano Zé Santana. Com curadoria de Adriano Machado, a mostra permanece em cartaz até 17 de julho e reúne instalações, aquarelas e obras têxteis que dialogam com as tradições populares nordestinas, especialmente os folguedos e manifestações culturais presentes entre o Agreste paraibano e a Zona da Mata pernambucana. A exposição apresenta uma pesquisa artística construída a partir das experiências de Zé Santana com a dança popular, a memória afetiva, a religiosidade e os processos de transformação do corpo. As obras transitam entre diferentes linguagens visuais para investigar as relações entre identidade, fé, tradição e pertencimento, aproximando o universo das culturas populares dos espaços da arte contemporânea. Segundo o curador Adriano Machado, a produção de Zé Santana promove um encontro entre o corpo cotidiano e o corpo transfigurado dos brincantes populares. Em “Fora de Mim Outro Lugar”, o artista cria um espaço em que as fronteiras entre identidade e representação se tornam fluidas. Suas obras revelam personagens, máscaras e vestimentas que dialogam com a memória coletiva e com os imaginários das manifestações populares nordestinas. Inspiradas por elementos presentes em brincadeiras como o Bumba Meu Boi e outros folguedos tradicionais, as obras incorporam fitas, tecidos, máscaras e cores vibrantes, construindo narrativas visuais que evocam encantamento, ancestralidade e transformação. A mostra também evidencia a relação do artista com os quintais, as festas populares e os territórios simbólicos da infância, lugares que atravessam sua trajetória pessoal e artística. Natural de Campina Grande (PB), Zé Santana é mestre em formação em Artes Visuais pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPB e UFPE. Sua trajetória artística teve início na dança popular e, ao longo dos anos, passou a incorporar pesquisas em artes visuais, com destaque para a arte têxtil e a aquarela. Em sua produção, utiliza procedimentos autoetnográficos para abordar questões relacionadas ao corpo, à memória, à cultura popular e às experiências de fé. A exposição já foi apresentada em 2025 no Museu de Arte Popular da Paraíba, em Campina Grande, e chega agora à Galeria Archidy Picado ampliando o diálogo entre tradição popular e arte contemporânea.
- Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto junino no Garden Hotel, em Campina Grande
Apresentação será realizada no Garden Hotel nesta terça-feira e reúne grandes nomes da música nordestina em homenagem ao São João O concerto junino da Orquestra Sinfônica da Paraíba será realizado em novo local, na cidade de Campina Grande. A apresentação especial, que faz parte da programação de abertura do São João do Estado, seria na Vila Sítio São João, mas foi transferida para o Garden Hotel, no bairro do Mirante. O concerto ocorre nesta quarta-feira (10), às 19h, com entrada gratuita. Este quarto concerto oficial da temporada 2026, que integra a Série Sivuca, terá regência do maestro Gustavo de Paco de Gea e a participação de Petrúcio Amorim e Gitana Pimentel, dois grandes nomes da música nordestina. O concerto conta também com os músicos convidados Helinho Medeiros (sanfona), Léo Torres (guitarra), Sérgio Gallo (baixo elétrico) e Saulo Soares (bateria). Nos vocais, estarão ainda os cantores Karla Teodósio e Alesson França. A orquestra vai iniciar o concerto com a música “Rapsódia Gonzaguiana”, de Sivuca. O clima junino segue com a execução de grandes sucessos de Petrúcio Amorim, começando por “Cidade Grande”, “Nem Olhou Pra Mim”, “Deus do Barro”, “Filho do Dono” e “Meu Cenário”. Na sequência, vêm “Dois Rubis”, “Paraíba Joia Rara”, “Parte da Minha Vida” e “Tareco e Mariola”. Para finalizar, um pout porri com “Anjo Querubim, Confidências e Devagar”. “É uma emoção muito grande pra mim e um prazer essa soma do nosso forró com o erudito, transformando as minhas músicas numa sinfonia”, disse Petrúcio Amorim. “Isso é uma prova de que o forró, de que a música nossa, a música regional, pode ser interpretada de várias maneiras, de vários acompanhamentos. Estou muito feliz com isso”, comemorou. “Eu já cantei com a Orquestra de Câmara de Pernambuco em teatro, um lugar fechado onde as pessoas prestam mais atenção, mas cantar em campo aberto para o povão é muito interessante e vai ser um grande desafio. Para mim vai ser uma grande felicidade estar em Campina Grande cantando com a Orquestra da Paraíba. Isso não tem preço. É mais um desafio na minha carreira, mas vou participar com muito carinho e muito amor.” A cantora Gitana Pimentel disse que está realizando um sonho. “Eu sempre acompanhei as apresentações da orquestra com artistas convidados e ficava me imaginando naquele lugar. Quando eu recebi o convite, eu fiquei extremamente feliz e realizada. E especialmente se tratando de uma homenagem a um compositor que eu sou muito fã, que eu canto inúmeras músicas do repertório dele”, destacou. “E esse sonho está sendo realizado ainda melhor do que eu imaginei, porque eu vou ter a oportunidade de cantar com ele, com Petrúcio Amorim. Os arranjos estão incríveis e eu tenho certeza que vai ser um concerto inesquecível e muito importante para a minha carreira”, celebrou Gitana. O maestro Gustavo de Paco de Gea lembrou a importância da Série Sivuca. “É o segundo concerto no interior da Série Sivuca, lembrando que o primeiro foi em Itabaiana. Também vamos iniciar o concerto com uma das obras de Sivuca que a gente faz sempre com acompanhamento de sanfona. Nesse caso, teremos o professor Helinho Medeiros na execução de Rapsódia Gonzaguiana”, explicou. “Depois tem uma série de músicas com o nosso convidado principal. É praticamente uma homenagem que a gente faz a Petrúcio Amorim. Com ele, nós vamos tocar músicas de sua autoria, entre elas, Tareco e Mariola, Cidade Grande, Deus de Barro, Filho do Dono, Meu Cenário e um pout porri com Anjo Querubim, Confidências e Devagar. Teremos também a cantora Gitana Pimentel, cantando um duo com o próprio Petrúcio. Eu espero que em Campina Grande todo mundo goste muito e que seja um lindo concerto, abrindo a temporada de São João no nosso estado”, ressaltou o maestro. O regente Gustavo de Paco de Gea é natural de Buenos Aires, formou-se no Conservatório Juan José Castro. Atuou como flautista e docente em orquestras argentinas até 1978, quando passou a lecionar Flauta Transversal na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundou o Quinteto Latinoamericano de Sopros da UFPB, com apresentações no Brasil e no exterior. Desde 1980, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, destacando-se na promoção da música nordestina. Em 1985, assumiu o mesmo posto na Orquestra Sinfônica do Recife e no respectivo quinteto de sopros. Foi professor convidado do Centro de Criatividade Musical de Recife (1996–1997) e preparador da Orquestra Infantil da Paraíba. Iniciou-se como maestro em 2001, fundando a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, onde atuou até 2010. Em 2012, tornou-se maestro da Orquestra Criança Cidadã e, em 2014, maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Rege a Orquestra Sinfônica da UFPB desde 2013 e, em 2022, assumiu a regência da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Em 2025, foi convidado a dirigir a Orquestra Filarmónica de Río Negro, na Argentina. Os solistas Petrúcio Amorim – Nascido em Caruaru (PE), se tornou um dos maiores nomes da música pernambucana, carinhosamente apelidado de “O Poeta do Vassoural”. Sua trajetória artística ganhou grande impulso em 1979, ao vencer o Segundo Encontro Latino Americano de Folclore com três músicas, recebendo os prêmios das mãos de Luiz Gonzaga e tendo sua primeira composição gravada pelo cantor Azulão. Nos anos seguintes, Petrúcio iniciou uma parceria de sucesso com Jorge de Altinho, criando clássicos instantâneos como “Confidências” e “Disfarce”. Em 1984, lançou seu primeiro LP, “Doce Pecado”, que inovava ao fundir ritmos como rock, xote, afoxé e baião, e, em 1986, assumiu definitivamente a carreira de intérprete com o disco “Forró, Frevo e Alegria”. O compositor consolidou-se no cenário musical participando de festivais, conquistando o 2º lugar no “Canta Nordeste” de 1991 com “Cidade Grande” e o 1º lugar em 1995 com “Meninos do Sertão”, além de emplacar sucessos nas vozes de artistas como Alcymar Monteiro, Leci Brandão, Fafá de Belém e Augusto César. A força de suas composições gerou fenômenos de regravação, especialmente na voz de Flávio José, que estourou com clássicos como “Tareco e Mariola”, “Dois Rubis”, “Filho do Dono” e “Anjo Querubim”. Petrúcio celebrou sua carreira com projetos marcantes, incluindo o CD “A Festa do Forró”, o álbum “Deus do Barro” e o DVD ao vivo “Na Boleia do Destino”. Ao todo, sua obra soma quatro LPs, seis CDs e mais de 200 músicas gravadas por dezenas de intérpretes de peso, como Elba Ramalho, Zé Ramalho e o grupo Chiclete com Banana. Gitana Pimentel – É cantora, atriz, produtora cultural e jornalista paraibana, natural de Patos e radicada em Campina Grande. Com uma trajetória marcada pela valorização da cultura nordestina, transita entre o forró, o samba e outras sonoridades brasileiras, unindo tradição e contemporaneidade em sua identidade artística. Foi finalista do Prêmio Multishow 2013 com a canção “Pra Cima de Mim” e já se apresentou em importantes eventos culturais do Brasil e do exterior, como o São João de Campina Grande, o São João de Caruaru, o Galo da Madrugada e o São João Genève, na Suíça. Além da música, atua no audiovisual, integrando o elenco da série Cangaço Novo, e desenvolve projetos voltados à difusão da cultura paraibana, como o documentário As Caras da Paraíba e o evento Sol e Samba. Foi homenageada no Prêmio Paixão Cultural, em Caruaru, e é presença constante em festivais, editais e ações formativas. Gitana se destaca pela força de sua presença de palco e pelo trabalho de promoção da arte nordestina dentro e fora do país.
- Dia dos Namorados: SEA Rooftop aposta em experiência gastronômica com vista para o mar
Restaurante no Bessa oferece menu exclusivo em três etapas e música ao vivo para celebrar a data O Dia dos Namorados deve movimentar bares e restaurantes em João Pessoa, e o SEA Rooftop preparou uma programação voltada aos casais que pretendem celebrar a data de maneira especial. Localizado no Bessa, o restaurante vai oferecer um menu exclusivo em três etapas, servido em um dos cenários mais procurados da orla da capital. Além do cardápio especial, a casa contará com apresentação de música ao vivo, compondo a experiência preparada para a noite de 12 de junho. O menu começa com duas opções de entrada: Tartar de Filé Mignon ou Croqueta de Bacalhau. Entre os pratos principais, os clientes terão Risoto de Camarão Empanado com Damascos ou Escalopes de Filé ao Molho Madeira, acompanhados de linguine na fonduta de parmesão. A proposta reúne preparações que já fazem parte da identidade gastronômica da casa, com combinações que equilibram ingredientes do mar e da cozinha clássica internacional. Para a sobremesa, o jantar oferece Petit Gâteau com sorvete de creme ou Churros de Doce de Leite acompanhados de sorvete de creme. O menu especial será servido exclusivamente no Dia dos Namorados pelo valor de R$ 298 por casal. O atendimento acontecerá por ordem de chegada, sem reservas antecipadas. Com vista para a praia do Bessa, o SEA Rooftop aposta na combinação entre gastronomia, música e localização para atender os casais que buscam uma programação especial e arrojada na data.
- Restaurante Mero apresenta jantar exclusivo para o Dia dos Namorados em João Pessoa
Menu assinado pelo chef Vinícius Lucas inclui quatro etapas, música ao vivo, valet e couvert inclusos O Dia dos Namorados será celebrado com um menu especialmente desenvolvido para a data no Restaurante Mero, localizado no Hotel HCM, em João Pessoa. A experiência acontece na noite de 12 de junho e reúne gastronomia autoral, música ao vivo, em uma proposta voltada aos casais. Assinado pelo chef Vinícius Lucas, o jantar será servido em quatro etapas. A experiência começa um couvert composto por: manteiga de ervas, releitura do gaspacho, stracciatella e pães de fermentação natural. Após o couvert, duas opções de entrada: polvo grelhado ao molho beurre blanc, finalizado com crocante de parma e caviar de tangerina, ou chorizo servido com demi-glace chasseur, azeite verde e sourdough tostado. Nos pratos principais, os clientes poderão escolher entre camarão grelhado acompanhado de mousseline de abóbora, requeijão defumado, citronette de milho e pangrattato crocante, ou filé mignon servido com purê de grão-de-bico, molho bordelaise, cogumelos glaceados, cebola crispy e picles de cenoura. A sobremesa será a clássica torta Medovik, apresentada em uma composição com frutas vermelhas, crumble de castanhas e gelato de queijo de cabra. Além do menu exclusivo, a programação contará com apresentação do cantor Lis Albuquerque, que se apresenta com repertório voltado à ocasião. O pacote também inclui serviço de valet e couvert artístico. Com capacidade limitada para 60 pessoas, o jantar será realizado mediante reserva antecipada. Para os casais que desejarem estender a programação, o HCM também oferece opções de hospedagem especial para a data, com opção de decoração especial do apartamento, permitindo integrar a experiência gastronômica à estrutura do empreendimento.
- Sodiê Doces celebra junho com Festivais do morango e de fatias
Campanhas promocionais também incluem descontos nos bolos do mês e acontecem em todas as 401 lojas da rede, além dos canais digitais Junho é um mês repleto de sabor e oportunidades para os clientes da Sodiê Doces. A maior franquia de bolos artesanais do Brasil preparou uma série de ações promocionais que incluem o tradicional Festival do Morango, o Festival de Fatias e descontos especiais nos Bolos e Salgados do Mês. As campanhas estão disponíveis nas 401 unidades da rede espalhadas pelo país, além do e-commerce próprio (app.thrsodie.com.br) e dos aplicativos de delivery iFood, 99Food e KeeTa. Entre os destaques da temporada está o Festival do Morango, que segue até 31 de julho. Durante o período, os consumidores recebem 10 reais de desconto por quilo nos bolos participantes da campanha - a ação não contempla os sabores da Linha Zero, nem os bolos de Pistache e Nutella. Outra atração é o Festival de Fatias, realizado todas as terças-feiras de junho. A campanha permite que os clientes experimentem diferentes sabores da marca por valores promocionais. As fatias de aproximadamente 250 gramas dos bolos participantes da linha tradicional custam 25 reais cada. Já as opções da Linha Zero Açúcar Tradicional saem por 30 reais a unidade. Não participam da ação os sabores das categorias especiais de Nutella e Pistache, bem como os bolos das linhas clássica e especial da categoria zero açúcar. Além dos festivais, a rede oferece condições especiais para os Bolos e Salgados do Mês. Entre os sabores selecionados para junho está o Abacaxi com Leite Condensado (#79), que combina massa branca com recheios de mousse branca, abacaxi e leite condensado, finalizado com cobertura de mousse branca, fruta e leite condensado. Outra opção é o Brigadeiro II (#06), preparado com massa de chocolate, recheios de mousse de chocolate e brigadeiro, cobertura de mousse de chocolate, raspas de chocolate ao leite e granulado. Aqueles que procuram uma alternativa sem adição de açúcar, o destaque é o Morango Zero, elaborado com massa branca integral, recheio de mousse branca zero açúcar com morangos e cobertura do mesmo mousse com a fruta. Na linha de salgados, os escolhidos do mês são o Mini Quibe Tradicional e a Quiche de Frango, ampliando as opções para quem deseja aproveitar as promoções além dos tradicionais bolos da marca. Para o diretor-geral da Sodiê Doces, Fábio Araujo, campanhas como essas reforçam o compromisso da marca em oferecer variedade, conveniência e oportunidades para que mais consumidores possam experimentar os produtos da rede. “Buscamos criar ações que tornem nossos produtos ainda mais acessíveis, sem abrir mão da qualidade e da experiência que fazem parte da história da Sodiê. Os festivais e as promoções do mês permitem que os clientes conheçam novos sabores, revisitem seus favoritos e encontrem opções para diferentes momentos de consumo, seja em uma comemoração especial ou no dia a dia”, destaca. Em João Pessoa, as lojas estão localizadas na Rua Deputado José Mariz 1.055, no bairro Tambauzinho (funcionamento: todos os dias: 10h às 20h) e na rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, 850, no bairro Jardim Oceania, dentro do Parahyba Mall – loja 10 (funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 22h). Os pedidos podem ser feitos e retirados na lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (83)99110.4545/ (83) 99328-2281 e/ou iFood. Mais informações: @sodiedoces.joaopessoa.
- Campeões do Amanhã e Apcef inscrevem para turmas de ginástica artística a partir desta segunda-feira
Matrículas começam nesta segunda-feira (8) para crianças e adolescentes em novo polo esportivo no Altiplano A Fundação Campeões do Amanhã (FCA), da Prefeitura de João Pessoa, firmou uma parceria com a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef), localizada no bairro do Altiplano, para oferecer aulas gratuitas de ginástica artística. As inscrições para as novas turmas começam nesta segunda-feira (8) e serão realizadas gratuitamente no local da atividade. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao esporte e incentivar a prática da ginástica artística entre crianças e adolescentes da Capital paraibana. As atividades serão desenvolvidas em um espaço estruturado, oferecendo mais oportunidades para o surgimento de novos talentos e promovendo inclusão social por meio do esporte. “Essa parceria vai ser muito benéfica. Já vamos começar as matrículas no dia 8 de junho. O local tem uma excelente localização no Altiplano, e isso vai ajudar muito. Temos um projeto social 100% gratuito. Em breve, vamos apresentar mais detalhes. O esporte tem muito a ganhar com isso”, comentou o presidente da Fundação Campeões do Amanhã, Kaio Márcio Sobre a Fundação Campeões do Amanhã - É uma iniciativa voltada para o desenvolvimento esportivo e social de crianças e adolescentes (geralmente entre 8 e 17 anos), oferecendo modalidades gratuitas como futebol, vôlei, basquete, jiu-jitsu, ginástica artística, triatlo, natação e tênis, atendendo mais de 2 mil alunos.
- Sodiê Doces aposta no "Cake Burguer" e transforma tendência das redes sociais em novo lançamento
Maior franquia de bolos artesanais do Brasil investe em sobremesa inspirada no formato de hambúrguer e amplia estratégia de inovação guiada pelo comportamento digital Depois do sucesso do bolo-pudim e da explosão do Morango do Amor nas vitrines das confeitarias brasileiras, uma nova sobremesa começa a ganhar espaço nas redes sociais e no radar das grandes marcas do setor alimentício. O Cake Burguer, doce inspirado no visual de um hambúrguer tradicional, é a próxima aposta da Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do Brasil, com lançamento hoje, 29 de maio. A novidade reforça um movimento cada vez mais presente na confeitaria contemporânea, impulsionado pelo TikTok e pelo Instagram. Sobremesas com forte apelo visual, sabores intensos e potencial de viralização passaram a influenciar diretamente o consumo e o desenvolvimento de produtos em grandes redes do setor. Na prática, o fenômeno já alterou o ritmo do mercado. Doces “instagramáveis” têm movimentado festivais temáticos, aumentado pedidos em aplicativos de delivery e criado filas em diferentes cidades do País, especialmente entre consumidores mais jovens. A Sodiê Doces acompanha esse comportamento de perto. Em 2025, a rede adaptou para o cardápio o fenômeno Morango do Amor e registrou alta demanda nas lojas. Há poucos dias, lançou sua versão do bolo-pudim, tendência que rapidamente ganhou força nas redes sociais e nos aplicativos de entrega. Agora, a marca volta a apostar em um produto desenvolvido para unir experiência visual, memória afetiva e compartilhamento digital. A nova linha de Cake Burguer é comercializada em diferentes sabores: Morango com Leite Condensado; Brigadeiro com Leite em Pó e NUTELLA®️; Brigadeiro; Brigadeiro, Morango e NUTELLA®️; Pudim com Doce de Leite e Doce de Leite. A rede também preparou opções voltadas ao público que busca alternativas sem adição de açúcar, entre elas estão os sabores Brigadeiro Branco com Morango e À Francesa. Os produto são vendidos em formato de mini-hambúrguer e combinam massa branca ou de chocolate com recheios cremosos e acabamento inspirado na estética dos hambúrgueres tradicionais, tendência que vem ganhando força em perfis gastronômicos e vídeos virais nas redes sociais. “Acompanhamos constantemente os movimentos de consumo e entendemos o que desperta desejo no público. Nosso objetivo é unir criatividade, experiência e qualidade em produtos que conversem com o momento atual”, afirma Fábio Araujo, diretor geral da rede. Sobre a Sodiê Doces: Maior franquia de bolos artesanais do país, encerrou 2025 reforçando sua posição de liderança no mercado de alimentação. A rede alcançou faturamento de 800 milhões de reais, crescimento de 8,1% em relação a 2024, e inaugurou 25 novas lojas ao longo do ano. Atualmente, soma cerca de 400 unidades em operação no Brasil e mantém duas lojas em Orlando, nos Estados Unidos. O cardápio conta com mais de 80 sabores de bolos, incluindo linha Zero Açúcar, versão vegana e bolos caseiros, todos elaborados à base de pão de ló e com matéria-prima selecionada. A Sodiê Doces também oferece docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombons), balas de coco, linha exclusiva de salgados, cardápio de bebidas quentes e geladas e a linha de chocolates Premium. Site: www.sodiedoces.com.br Facebook: /sodiedocesoficial Instagram: @sodiedoces
- MÍDIACOM-PB e TRE-PB promovem webinar sobre a cobertura das Eleições 2026
Evento acontece segunda-feira (08) e vai discutir legislação eleitoral, combate à desinformação e o papel da radiodifusão na democracia A MÍDIACOM-PB e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizam na próxima segunda-feira (8), a partir das 15 horas, o Webinar Eleições 2026, iniciativa voltada à capacitação e atualização das emissoras de rádio e televisão paraibanas sobre os principais aspectos que irão orientar a cobertura do próximo processo eleitoral. O evento será realizado de forma online, por meio da plataforma Zoom neste link. A ação faz parte do trabalho desenvolvido pela MÍDIACOM-PB para fortalecer a atuação dos veículos de comunicação, promovendo informação qualificada e contribuindo para uma cobertura eleitoral pautada pela legalidade, transparência e responsabilidade. A programação será aberta pelo presidente da MÍDIACOM-PB, André Vajas, e pelo presidente do TRE-PB, desembargador Márcio Murilo. Na sequência, o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Rodolfo Salema, ministrará a palestra “Democracia e Mídia: o papel do rádio e da televisão nas eleições”. O especialista abordará a importância da radiodifusão para a formação da opinião pública e para o fortalecimento do ambiente democrático. Já o juiz substituto do TRE-PB, Euler Paulo de Moura Jansen, apresentará os principais pontos das resoluções que irão disciplinar a atuação das emissoras e demais meios de comunicação durante as Eleições 2026, esclarecendo dúvidas e orientando os participantes sobre as regras previstas na legislação eleitoral. Segundo o presidente da MÍDIACOM-PB, André Vajas, a iniciativa reforça o compromisso da entidade com a qualificação permanente das emissoras associadas e com a promoção de uma comunicação responsável. “A radiodifusão desempenha um papel fundamental durante as eleições. Rádio e televisão são fontes de informação confiável para milhões de brasileiros e contribuem diretamente para que o eleitor tenha acesso a conteúdos de interesse público, conheça propostas e participe de forma consciente do processo democrático. Nosso objetivo é oferecer às emissoras informações e orientações que contribuam para uma cobertura cada vez mais qualificada”, destaca. A realização do webinar também reforça uma das principais bandeiras da MÍDIACOM-PB: o combate à desinformação. Para a entidade, veículos de comunicação fortes, profissionais capacitados e informação produzida com responsabilidade são elementos essenciais para a preservação da democracia e da liberdade de expressão. Representando cerca de 60 emissoras de rádio e televisão em todas as regiões do estado, a MÍDIACOM-PB atua na defesa da radiodifusão, da liberdade de imprensa e do fortalecimento dos veículos de comunicação, promovendo ações de capacitação, diálogo institucional e desenvolvimento do setor.
- Com mais de R$ 100 mil em disputa, Imagineleague 2026 começa a inscrever competidores
Evento também abre inscrições para quadrinistas que querem expor seus trabalhos no Imgineland On The Road, em Campina Grande (PB) Hora de aquecer os polegares! O Imagineland On The Road começou a inscrever, na quinta-feira (4), os competidores interessados em disputar um total de R$ 112 mil em prêmios na Imagineleague 2026 e no Torneio Social de Street Fighter para estudantes da rede pública de ensino. Para se inscrever, basta acessar o site www.imagineland.com.br a partir das 19h. Maior campeonato de eSports do Nordeste, a Imagineleague é um circuito profissional que reúne os melhores times e jogadores da região. O campeonato terá três modalidades, todas oficiais: CS:GO2, Street Fighter 6 e Mobile Legends: MLBB. As disputas terão duas fases: a Classificatória, on-line, e a Legend, com disputas presenciais na super arena do Imagineland On The Road, que acontece de 25 a 27 de setembro de 2026, no Centro de Convenções de Campina Grande (PB). As eliminatórias terão início no dia 22 de julho para CS:GO2 e Mobile Legends: MLBB. O campeonato oficial de Street Fighter 6 será 100% presencial; portanto, não haverá fase on-line. De acordo com a organização do evento, os custos com transporte, viagem e hospedagem dos times classificados serão de responsabilidade das equipes. Os seis primeiros colocados de cada categoria serão premiados. A premiação total do CS:GO2 é de R$ 52 mil, com o 1º lugar recebendo R$ 25 mil e o restante do valor sendo distribuído entre os demais colocados até a sexta posição. Em Street Fighter 6, o vencedor leva R$ 15 mil dos R$ 30 mil destinados à categoria. Já o Mobile Legends: MLBB distribuirá R$ 20 mil entre os seis primeiros colocados, sendo R$ 8 mil para o grande campeão. Rei da Mesa As finais da Imagineleague acontecerão no sábado (26) e no domingo (27). Na sexta-feira (25), estudantes da rede pública de ensino terão um campeonato exclusivo e gratuito de Street Fighter, valendo um total de R$ 10 mil, com premiações para os seis primeiros colocados. O grande vencedor receberá R$ 4 mil. O torneio adotará o formato competitivo dinâmico Rei da Mesa, modelo que desafia os jogadores a manterem sua invencibilidade na arena para avançar e acumular vitórias. Para garantir a participação, o competidor deverá cumprir uma exigência fundamental: apresentar a carteirinha de estudante de escola pública, seja ela municipal, estadual ou federal. Artist’s Alley Também nesta quinta-feira (4), o Imagineland On The Road começa a receber as inscrições de quadrinistas que desejam compor o Artist’s Alley, considerado o coração criativo do Imagineland. As inscrições se encerram no dia 19 de junho e também podem ser feitas pelo site www.imagineland.com.br, a partir das 19h desta quinta-feira (4). O espaço é totalmente dedicado a quadrinistas independentes, que serão avaliados e selecionados rigorosamente pela curadoria oficial do evento, sob o comando do jornalista e editor de HQs, Sidney Gusman. Gratuitamente, os artistas escolhidos terão direito a um espaço próprio durante os três dias de evento para apresentar, vender e promover suas obras diretamente ao público. As vagas são limitadas: estão disponíveis apenas 25 no total. Festival de Cultura Pop Em sua 4ª edição – a 2ª na cidade de Campina Grande – o Imagineland é um festival de cultura pop com atrações nacionais e internacionais. Pelo palco do evento, realizado em João Pessoa nos anos 2023 e 2024, passaram nomes como o do quadrinista Frank Miller (Batman: O Cavaleiro das Trevas, Sin City) e o cartunista Mauricio de Sousa (Turma da Mônica). Também os atores Edgar Vivar e Carlos Villagrán (Seu Barriga e Kiko Carlos Villagrán do Chaves, respectivamente); Vincent Martella e Mike Estime (Todo Mundo Odeia o Chris); Christian Chávez (ex-RBD), Aimee Garcia (Lucifer, Dexter); Michael Cudlitz (The Walking Dead), panéis de Cangaço Novo e O Auto da Compadecida 2, ambos com o elenco da série e do filme, respectivamente, e o show do grupo Sepultura, entre muitos our=tros atrativos, que atraíram à Paraíba um público de vários estados do Nordeste, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas etc. Em Campina Grande, que recebe o braço itinerante do evento, o Imagineland On The Road, em 2025 passaram Jessie T. Usher (The Boys); o canadense Daniel Gillies (The Vampire Diaries); a sul-coreana Kim Joo-ryoung (Round 6) e Osric Chau (Supernatural). Nas três edições, o festival reuniu uma média de 30 mil pessoas – 40% desse público formado por jovens entre 25 e 34 anos de idade. Primeiros anúncios Para 2026, as primeiras atrações já foram anunciadas. Além do campeonato oficial de games e do Artist’s Alley, o evento receberá o norte-americano Walter Emanuel Jones, o ator original do primeiro Power Ranger preto, lançado na lendária série para TV levada ao ar nos anos 1990. Também foram confirmados dubladores do fenômeno da animação Guerreiras do K-pop, Analu Pimenta (Rumi), Taís Feijó (Zoey) e Thadeu Matos (o Jinu e Saja Boys), além de Bianca Alencar (Gravity Falls, My Little Pony), E ainda a participação da apresentadora e repórter gamer Tawna; Rogério Vilela (Inteligência Ltda.) e o jornalista Erico Borgo, que volta para apresentar o documentário Uma Odisseia Criativa: Em Busca de Tolkien, desta vez na estrutura audiovisual que será montada no Teatro Shaolin, com tecnologia 8K e som 7.1 Dolby. Os apresentadores também foram revelados: JV Fiori volta para apresentar os painéis e Mari Ayrez irá comandar o Red Carpet. Batalha Medieval Atração inédita no line-up do Imagineland, o Centro de Convenções de Campina Grande terá a Medieval Experience, uma arena medieval com guerreiros devidamente trajados e muitas batalhas medievais épicas com cavaleiros de verdade — armaduras, espadas e combates ao vivo. Sigam-me os bons! Em parceria com o grupo mexicano Chespirito, que detém os direitos dos seriados Chaves e Chapolin, a Lotus Global e o Imagineland lançaram a campanha “Sigam-me os Bons” para ajudar as pessoas nas cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que caíram na Paraíba nos últimos tempos. Os pontos de arrecadação, em Campina Grande, estão sinalizados por um display onde Chaves abraça o Chapolin e os donativos serão depositados em um barril, semelhante ao que aparece no seriado Chaves. Estrutura O Imagineland On The Road 2026 irá ocupar todo o espaço do Centro de Convenções de Campina Grande, tanto o pavilhão, com cerca de 18 mil m2 de área construída, onde o público encontrará lojas licenciadas, ativações de marcas e o Red Carpet, por onde os talents irão passar, quanto o Teatro Shaolin, a ser inaugurado em julho, com capacidade para 1.900 pessoas, onde serão realizados os painéis com e estreias de filmes. O evento é realizado pela Eleven Dragons, com co-realização da Secretaria de Estado da Cultura e Governo da Paraíba. Imagineland On The Road 2026 Datas: 25, 26 e 27 de setembro de 2026. Local: Centro de Convenções de Campina Grande (PB) Informações: www.imagineland.com.br Redes Sociais: instagram.com/imaginelandbr / x.com/imaginelandbr / tiktok.com/@imaginelandbr
- Pesquisadores da FCJA realizam mapeamento dos sítios arqueológicos da Paraíba
Levantamento conduzido pelo Núcleo de Estudos Arqueológicos vai subsidiar banco de dados estadual e fortalecer a preservação do patrimônio arqueológico paraibano O Núcleo de Estudos Arqueológicos (NEA) da Fundação Casa de José Américo (FCJA) está mapeando todos os sítios arqueológicos existentes no território da Paraíba. “Os trabalhos estão em pleno andamento e devem prosseguir até março do próximo ano”, informa a arqueóloga Adriana Carvalho, coordenadora do NEA. “Os levantamentos vão gerar informações e alimentar um banco de dados que vai ajudar a Paraíba a fazer uma melhor gestão de um dos seus mais importantes patrimônios, que são os sítios arqueológicos”. Adriana Carvalho é a responsável por uma pesquisa na FCJA denominada ‘Mapeamento do Patrimônio Arqueológico da Paraíba’, envolvendo arqueólogos e historiadores, além de profissionais em Geoprocessamento e Ciências Sociais. Criado em 2024 com o objetivo de transformar a FCJA em local de pesquisas arqueológicas, o núcleo proporciona um espaço para que a instituição se torne também a guarda do acervo encontrado em pesquisas que serão realizadas em todo o estado. A coordenadora informa que conta com uma equipe formada por dois pesquisadores com mestrado e doutorado e dois bolsistas das graduações de Ciências Sociais e de História. Todo o trabalho de mapeamento é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), órgão público voltado para o fomento e o fortalecimento da pesquisa científica, tecnológica e do empreendedorismo inovador. Ela adianta que uma das próximas tarefas do núcleo será equipar um laboratório onde pesquisadores possam realizar o tratamento dos vestígios encontrados em atividades de campo. “Trabalhar com processos culturais não é fácil, mas aos poucos vamos conseguindo realizar nossa pesquisa”, diz ela, ao salientar que, além da Fapesq, todo o trabalho é desenvolvido em parceria também com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties). O núcleo de pesquisa ‘Mapeamento do Patrimônio Arqueológico da Paraíba’ integra o Projeto Preservação da Memória e Difusão Educativa, Cultural e Científica do Acervo da Fundação Casa de José Américo, que é coordenado pela professora Lúcia Guerra, gerente executiva de Documentação e Arquivo da FCJA. “O campo da arqueologia é muito vasto e a Paraíba possui um grande potencial para realizarmos descobertas interessantes relacionadas à sua ocupação territorial em períodos coloniais e pré-coloniais”, conclui Adriana. O Núcleo de Estudos Arqueológicos, instalado no segundo andar do Anexo II da FCJA, em João Pessoa, foi inaugurado em 10 de dezembro de 2024 e preserva artefatos e documentos sobre o tema, sob a tutela da instituição há cerca de três décadas. “As peças selecionadas a partir do acervo para a exposição buscam democratizar o acesso à história da Arqueologia paraibana”, avalia o presidente da FCJA, Fernando Moura, lembrando a Portaria 196/2016 do Iphan, que trata da conservação de bens arqueológicos móveis e estabelece diretrizes para a criação de instituições de guarda e pesquisa de acervos arqueológicos que visam salvaguardar esses bens.
- Funjope divulga programação de junho do Cinema Passeio
Espaço cultural da Funjope apresenta produções audiovisuais locais, incluindo documentários e ficções, com sessões gratuitas às sextas, sábados e domingos. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), divulgou, nesta terça-feira (2), a programação mensal do Espaço Cinema Passeio. Os filmes com exibição programada para as 16h – ‘Era uma noite de São João’ e ‘Jackson – Na batida do pandeiro’ – são de classificação livre. O Cinema Passeio – primeiro cinema público de João Pessoa – fica no bairro da Torre e o acesso é gratuito. O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que João Pessoa tem uma longa tradição de audiovisual e agora, com a abertura da programação do Cinema Passeio, a gestão está desenvolvendo um ambiente de valorização do audiovisual. Ele destacou que o Cinema Passeio é um equipamento cultural da Funjope reservado para a divulgação e exibição de filmes de produtores de João Pessoa e da Paraíba e também do cinema nacional. “O equipamento é voltado para a formação de plateia no campo do audiovisual e este mês nos dedicamos a exibir filmes com temáticas ligadas ao São João, curtas e longas-metragens, que têm como foco essa simbólica e essa tradição junina que é da Paraíba e de todo o Nordeste”, acrescentou. Confira os filmes em cartaz ‘Era Uma Noite de São João’ Duração: 11 minutos e classificação livre Direção: Bruna Velden, com recursos do Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual / Funjope – FMC Sinopse: Dona Dorinha, uma viúva idosa cumprindo quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida por meio das festas juninas da cidade ao longo dos anos. ‘Jackson – Na Batida Do Pandeiro’ Duração: 97 minutos e classificação livre Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira, com recursos do Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual / Funjope – FMC Sinopse: A história de vida e carreira do cantor, compositor e percussionista Jackson do Pandeiro, cujas originalidade e qualidade rítmica incomuns influenciaram gerações de artistas da música popular brasileira. Com depoimentos inéditos de colegas de profissão e familiares, além de raras imagens de arquivo do artista e suas participações no cinema, nos palcos e nas rádios, o documentário remonta uma jornada de altos e baixos, marcada por relações conturbadas, dramas e polêmicas, o estrelato vertiginoso, a queda no ostracismo e a retomada da carreira artística nos anos 1970, até sua morte em 1982. ‘Pele Fina’ Duração: 60 minutos e classificação 16 anos Direção: Arthur Lins, com recursos do Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual / Funjope – FMC Sinopse: Luísa, dramaturga de 45 anos, viaja para uma praia deserta no intuito de escrever uma adaptação da peça dramática ‘Psicose 4.48’, da autora inglesa Sarah Kane. ‘Rafameia’ Duração: 24 minutos e classificação: 14 anos Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix, com recursos do Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual / Funjope – FMC Sinopse: Ao se sentir ameaçada pelo entregador de uma empresa de eletrodomésticos, Carmen tem seu cotidiano invadido por conflitos e violências ao perceber os outros seres que habitam seu entorno. Confira a programação Sexta-feira (5) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário 19h - ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Sábado (6) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário ‘Jackson - Na batida do pandeiro’ Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira/longa-metragem/livre/documentário 19h – ‘Rafameia’ Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix/curta-metragem/14 anos/ficção ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Domingo (7) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário ‘Jackson - Na batida do pandeiro’ Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira/longa-metragem/livre/documentário 19h – Rafameia Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix/curta-metragem/14 anos/ficção ‘Pele fina ‘ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Sexta-feira (12) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Sábado (13) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário ‘Jackson - Na batida do pandeiro’ Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira/longa-metragem/livre/documentário 19h – ‘Rafameia’ Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix/curta-metragem/14 anos/ficção ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Domingo (14) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário ‘Jackson - Na batida do pandeiro’ Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira/longa-metragem/livre/documentário 19h – ‘Rafameia’ Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix/curta-metragem/14 anos/ficção ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Sexta-feira (19) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário 19h – ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Sábado (20) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário ‘Jackson - Na batida do pandeiro’ Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira/longa-metragem/livre/documentário 19h – ‘Rafameia’ Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix/curta-metragem/14 anos/ficção ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Domingo (21) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário ‘Jackson - Na batida do pandeiro’ Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira/longa-metragem/livre/documentário 19h – ‘Rafameia’ Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix/curta-metragem/14 anos/ficção ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Sexta-feira (26) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário 19h - ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Sábado (27) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário ‘Jackson - Na batida do pandeiro’ Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira/longa-metragem/livre/documentário 19h – ‘Rafameia’ Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix/curta-metragem/14 anos/ficção ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Domingo (28) 16h - ‘Era uma noite de São João’ Direção: Bruna Velden/curta-metragem/livre/documentário ‘Jackson - Na batida do pandeiro’ Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira/longa-metragem/livre/documentário 19h – ‘Rafameia’ Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix/curta-metragem/14 anos/ficção ‘Pele fina’ Direção: Arthur Lins/longa-metragem/16 anos/ficção Serviço Local: Espaço Cinema Passeio Endereço: Avenida Capitão João Freire, 186 – Torre. Ingressos: retirada gratuita 1 hora antes de cada sessão Atenção: não é permitida a entrada com alimentos e bebidas na sala de exibição.
- Funjope abre programação dos Polos dos Bairros com Lily Sanfoneira e Os Gonzagas
Projeto integra o São João Multicultural de João Pessoa e leva atrações gratuitas para diferentes regiões da cidade durante o mês de junho. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), inicia a programação dos Polos dos Bairros nesta sexta-feira (5) e o primeiro espaço a receber as atrações é o Conventinho, localizado no Centro Histórico. A iniciativa – que integra o São João Multicultural de João Pessoa – estreia com as atrações Lily Sanfoneira e Os Gonzagas. As apresentações – que são gratuitas – começam às 18h. “É uma alegria abrir a programação junina dos polos pelo Centro Histórico, local pelo qual o prefeito Leo Bezerra tem todo um cuidado e um carinho e a Funjope prima pela manutenção de um conjunto grande de atividades nesse território. Nas nossas galerias, no Hotel Globo, na Casa da Pólvora, nós sempre fizemos questão de manter viva a atuação cultural e artística no Centro Histórico e agora vamos levar forró para o Conventinho. Tenho certeza de que será uma abertura ímpar. Vamos ter uma grande noite com Os Gonzagas e Lily Sanfoneira”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Lily Sanfoneira – A artista Lily Sanfoneira afirmou que a iniciativa Polos dos Bairros tem tudo a ver com a cultura nordestina. “É muito importante para a movimentação do nosso Centro Histórico e valorização dos artistas paraibanos. Espero que o público se divirta muito nesse início de comemoração junina. Que a alegria do forró contagie cada pessoa presente na plateia e que todos voltem para suas casas mais felizes do que quando chegaram”. Para a apresentação, ela preparou um repertório com muito forró e canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Marinês, Elba Ramalho, entre outros artistas. Além disso, vai apresentar músicas do seu disco ‘Menina-flor’, além de composições de forró mais atuais. Entre as músicas estão ‘Menina-flor’, ‘De Onde Vem O Baião’, ‘Sebastiana’ e ‘A Saída Perfeita’, que foi sucesso no 9° Festival de Música da Paraíba 2026, levando o primeiro lugar na premiação. Lily é cantora, sanfoneira e acordeonista. Nascida numa família de artistas, com a mãe dançarina e o pai músico, desde pequena acompanhou os pais nos palcos, fortalecendo suas raízes musicais. Inspirada em diversos nomes da música brasileira, ela leva ao público o forró autêntico que valoriza a tradição nordestina e, ao mesmo tempo, dialoga com as novas gerações. Em abril de 2024, lançou seu primeiro álbum intitulado ‘Menina-Flor’, que conta com participações especiais como Santanna O Cantador, Silvério Pessoa e Nathalia Bellar. Os Gonzagas – O grupo Os Gonzagas vai fazer uma mistura entre as músicas autorais e canções de grandes nomes da música nordestina, em versões com a identidade da banda. Dentro do repertório autoral estão músicas como ‘Passarinho’ e ‘Touchscreen’, que já têm uma relação muito forte com o público. Já nas versões e releituras do repertório tradicional nordestino, Luiz Gonzaga é presença garantida. Músicas como ‘Vem Morena’, ‘Pagode Russo’ e ‘O Cheiro da Carolina’ não podem faltar. O músico Yuri Gonzaga afirmou que é excelente a criação dos Polos dos Bairros pela Funjope. “Acho muito importante esse processo de descentralização do São João. Claro que é sempre bom existirem os grandes palcos, onde atrações nacionais conseguem alcançar um público enorme, inclusive, Os Gonzagas já tiveram a oportunidade de se apresentar no palco principal em outras ocasiões. Mas é fundamental também que o São João chegue aos bairros, permitindo que públicos diversos, em diferentes regiões da cidade, tenham acesso à programação cultural”. Para ele, descentralizar o evento faz com que as atrações circulem mais, criem contato com diferentes públicos e fortaleçam ainda mais a relação da cidade com a cultura popular. “É uma iniciativa muito importante e que merece ser fortalecida cada vez mais”, avaliou. Yuri enfatizou que a expectativa para o evento é muito boa e o show tem um significado especial porque marca também a retomada d’Os Gonzagas em João Pessoa. “Apresentar esse novo momento da banda diante do nosso público, dos amigos, da família e das pessoas da nossa cidade torna tudo ainda mais emocionante. Vai ser uma apresentação com um sabor muito especial para nós”. Vocalista da banda, Yuri Gonzaga aproveitou para fazer um convite aos moradores da cidade para conferir a programação dos Polos dos Bairros. “Quero convidar o público de João Pessoa a aproveitar a nossa cidade e toda essa programação que está acontecendo nos bairros. Valorizem os artistas da cidade, participem, curtam, dancem e vivam o São João, que é uma época tão significativa para todos nós nordestinos. É uma programação gratuita, aberta ao público, feita para as pessoas ocuparem os espaços da cidade e celebrarem juntas essa cultura tão forte. Então, o convite é esse: vamos brincar São João com Os Gonzagas, dançar, sorrir e aproveitar tudo o que o mês de junho tem de melhor”. Confira a programação completa dos Polos dos Bairros: Centro Histórico – Conventinho – 18h Sexta-feira (5) Lily Sanfoneira Os Gonzagas Sexta-feira (12) Sandra Belê Os Fulano Sábado (27) Mangabeira – Praça do Coqueiral – 18h Ivo e Iviny Dida Pachequinho Matheus Gael e Maria Ercília Funcionários – 18h Os Filhos do Forró Kelly Silva Rafaela Vieira Domingo (28) Bairro das Indústrias – 18h Chico Forrozado Rafael Vaz Anna Clara Dias Alto do Mateus – 18h Fabrício Rodrigues Forró Pegado Trio Porta do Sol











