Zé Delivery Ofertas
Ofertas do Zé Delivery
As melhores promoções pra sua geladeira ficar cheia 🍻
Ver Promoções
top of page

Brasil lança plano nacional que exige mais árvores nas ruas e 30% de áreas verdes para melhorar condições ambientais e climáticas

  • Foto do escritor: JP Agenda
    JP Agenda
  • 29 de nov.
  • 2 min de leitura

PlaNAU estabelece metas para ampliar áreas verdes em cidades até 2045 e melhorar condições ambientais e climáticas


ree

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), um instrumento de planejamento federal estruturado para guiar a arborização das cidades brasileiras.


O PlaNAU visa ampliar a presença de vegetação nos centros urbanos, contribuindo para melhores condições ambientais, climáticas e de qualidade de vida. O Plano reconhece que as árvores são parte da infraestrutura essencial das cidades. A iniciativa busca, especificamente, melhorar a qualidade do ar, reduzir as ilhas de calor e aprimorar a gestão das águas pluviais, tornando os centros urbanos mais sustentáveis e adaptados às mudanças do clima.


Para isso, são estabelecidas 20 diretrizes nacionais e 6 estratégias de implementação. O Plano apresenta os instrumentos de política pública que incidem sobre a questão, a importância e os benefícios da arborização urbana, bem como oferece orientações iniciais para a elaboração, revisão e implementação de Planos Municipais e Estaduais.


Com base nisso, o PlaNAU define três metas nacionais até 2045:


Elevar o índice atual de moradores com três árvores ou mais no entorno do domicílio, o que representará, em termos absolutos, aproximadamente 40 milhões de pessoas a mais vivendo em ambientes arborizados;


Ampliar em 360 mil hectares a cobertura vegetal em setores censitários urbanos, passando de 2,93 para 3,29 milhões de hectares;


Atingir 100% dos municípios com instrumentos de planejamento para a arborização urbana, com prioridade aos Planos Municipais de Arborização Urbana, mas reconhecendo outros instrumentos que cumpram função equivalente.


A elaboração do PlaNAU foi coordenada pelo MMA, por meio da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SQA), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A participação popular na sua construção ocorreu por meio de oficinas virtuais e presenciais, além de um formulário de contribuições online e consulta pública.


O lançamento ocorreu durante o painel “Arborização Urbana pelo Clima: promovendo Cidades Verdes e Resilientes” na 30ª Conferência das Partes (COP-30).


 
 
 

Comentários


Sobre

Somos Celina, Laura e Marília, comunicadoras apaixonadas por cultura e conteúdo de qualidade. Juntas, criamos um espaço único onde compartilhamos experiências e dicas. No nosso perfil, você encontrará muito mais do que a agenda cultural e corridas, também damos dicas de lugares e serviços que valem a pena conhecer.

Assine a newsletter

Email enviado!

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

© 2025 por JP Agenda. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • JP Agenda - R. Lindolfo Gonçalves Chaves, João Pessoa

  • CNPJ 51.296.329/0001-82

bottom of page
Hello Travelpayouts