Brasil lança plano nacional que exige mais árvores nas ruas e 30% de áreas verdes para melhorar condições ambientais e climáticas
- JP Agenda
- 29 de nov.
- 2 min de leitura
PlaNAU estabelece metas para ampliar áreas verdes em cidades até 2045 e melhorar condições ambientais e climáticas

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), um instrumento de planejamento federal estruturado para guiar a arborização das cidades brasileiras.
O PlaNAU visa ampliar a presença de vegetação nos centros urbanos, contribuindo para melhores condições ambientais, climáticas e de qualidade de vida. O Plano reconhece que as árvores são parte da infraestrutura essencial das cidades. A iniciativa busca, especificamente, melhorar a qualidade do ar, reduzir as ilhas de calor e aprimorar a gestão das águas pluviais, tornando os centros urbanos mais sustentáveis e adaptados às mudanças do clima.
Para isso, são estabelecidas 20 diretrizes nacionais e 6 estratégias de implementação. O Plano apresenta os instrumentos de política pública que incidem sobre a questão, a importância e os benefícios da arborização urbana, bem como oferece orientações iniciais para a elaboração, revisão e implementação de Planos Municipais e Estaduais.
Com base nisso, o PlaNAU define três metas nacionais até 2045:
Elevar o índice atual de moradores com três árvores ou mais no entorno do domicílio, o que representará, em termos absolutos, aproximadamente 40 milhões de pessoas a mais vivendo em ambientes arborizados;
Ampliar em 360 mil hectares a cobertura vegetal em setores censitários urbanos, passando de 2,93 para 3,29 milhões de hectares;
Atingir 100% dos municípios com instrumentos de planejamento para a arborização urbana, com prioridade aos Planos Municipais de Arborização Urbana, mas reconhecendo outros instrumentos que cumpram função equivalente.
A elaboração do PlaNAU foi coordenada pelo MMA, por meio da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SQA), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A participação popular na sua construção ocorreu por meio de oficinas virtuais e presenciais, além de um formulário de contribuições online e consulta pública.
O lançamento ocorreu durante o painel “Arborização Urbana pelo Clima: promovendo Cidades Verdes e Resilientes” na 30ª Conferência das Partes (COP-30).
Acesse o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) na íntegra: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/meio-ambiente-urbano-recursos-hidricos-qualidade-ambiental/cidades-verdes-resilientes/areas-verdes-e-arborizacao-urbana/planau/planau-plano-nacional-de-arborizacao-urbana-2025.pdf






Comentários