top of page

Confira 7 dicas para viajar sozinho pela primeira vez

Atualizado: 4 de dez. de 2024

Encontrei esse texto da SKY Airline com dicas para viajar sozinho e lembrei da minha primeira viagem solo. Foi exatamente para o destino ilustrativo desse post: O Chile!


Em um mundo cada vez mais conectado, as viagens solo estão se consolidando como uma experiência enriquecedora e transformadora para pessoas de todas as idades. Segundo dados da SKY Airline, durante o primeiro semestre de 2024, 29% das reservas registradas pela companhia foram feitas por homens que preferiram viajar sozinhos, totalizando mais de 569 mil reservas individuais. Por outro lado, 20% das reservas sem companhia foram de mulheres que optaram por comprar seus bilhetes sozinhas, somando mais de 391 mil unidades.


“Além das férias tradicionais com amigos ou familiares, viajar sozinho oferece uma oportunidade única de autodescobrimento, independência e conexão pessoal com o mundo ao nosso redor. Por isso, cada vez mais pessoas estão optando por viajar sozinhas, e isso é algo que temos observado na SKY. Durante o primeiro semestre do ano, 49% das nossas reservas foram feitas de forma individual, marcando uma tendência crescente de viagens solo. Hoje, oferecemos uma ampla variedade de destinos internacionais que conectam o Brasil com seis países da América”, comentou Franco Chaparro, gerente de vendas da SKY Airline. 

 

Dada essa crescente tendência de viagens solo, a SKY oferece 7 dicas para aqueles que vão viajar pela primeira vez:


1 . Decidir para onde viajar: Recomenda-se que, ao fazer a primeira viagem sozinho, escolha cidades próximas ao seu local de residência ou países vizinhos. Por exemplo, cidades como Santiago e Lima são algumas das opções internacionais oferecidas pela SKY, com uma duração máxima de voo de 5 horas e 25 minutos saindo de São Paulo. Da mesma forma, Montevidéu é outro destino ideal para uma primeira viagem solo, já que está a apenas 4 horas e 40 minutos de Salvador.

Assim eu fui, Santiago, porém bem mais longe de João Pessoa que de São Paulo e um vôo com uma escala de 5h. Não foi só a primeira viagem solo, ou a primeira viagem internacional, foi a primeira viagem da minha vida

2 . Comprar as passagens com antecedência: Após decidir o destino, é recomendado planejar a compra das passagens com dois ou três meses de antecedência, aproveitando as promoções que as companhias aéreas oferecem periodicamente. Identificar as temporadas altas para o destino selecionado também é fundamental para não pagar a mais.

Nesse quesito não tenho do que reclamar, comprei as passagens na Black Friday e só viajei em Abril. Aproveitei uma promoção muito boa e peguei a baixa temporada, num momento em que o destino ainda não estava tão frio.

3 . Viajar à sua maneira: Uma vez escolhidos o destino e a data da viagem, é importante comprar um bilhete de avião que se ajuste às suas necessidades. Isso permitirá evitar custos desnecessários, como pagar por bagagem não utilizada, além de garantir espaço suficiente para seus pertences. A SKY se destaca por oferecer um catálogo de tarifas que variam conforme as preferências dos passageiros. Por exemplo, apresenta três tarifas de viagem: Zero, Plus e Full, cada uma com opções e preços diferentes que se adaptam às necessidades de cada viajante.

Aqui quando eu viajei ainda tinha bagagem gratuita. Não tínhamos sido enganados por essa história de que cobrar bagagem ia baratear passagem. Tanto que hoje é mais caro que nessa época. De toda forma, eu tinha só uma mala e a mochila de costas para 15 dias. Não precisa de mais, para ficar em hostel, se hospedar em mais de um local na viagem, é melhor travel light, já dizia zoombieland.

4 . Investigar e planejar: Antes de viajar, é recomendável buscar informações sobre o clima, a cultura local e as atividades disponíveis. Conhecer todos os detalhes do destino é fundamental para organizar a viagem da melhor maneira possível. Você pode pesquisar em fóruns e blogs de viagem para escolher as melhores opções.

No meu caso, dei sorte de não estar muito frio porque não tenho estrutura para aguentar.

5 . Contratar um seguro de viagem: Um dos elementos essenciais no kit para viajar sozinho é a contratação de um seguro de viagem. Essa apólice oferece cobertura limitada, proporcionando proteção em caso de doenças ou acidentes durante a viagem.

É importante e eu me expus muito sem contratar, sendo que comi e bebi um monte de coisa que até hoje não sei o que era

6 . Documentação para viajar e requisitos de entrada: Antes de viajar, é importante pesquisar quais documentos são necessários para entrar no país de destino, como passaporte, visto, vacinas ou a moeda local.

No Mercosul não é preciso nada além do RG. Trocar a moeda no local também pode ser mais eficiente do que no Brasil, porém é preciso ter o mínimo para a entrada no país. Aeroporto é caro em qualquer canto e você tem que chegar ao destino da sua hospedagem. Trocar dinheiro no aeroporto também não é uma boa ideia

7 . Chegar ao aeroporto com antecedência: Embora seja possível fazer o check-in online e economizar tempo, recomenda-se chegar ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência para voos internacionais.

Tem umas filas enormes, gente que não entende você, gente que você não entende. Quando o voo tem conexão ainda tem que sair procurando onde tá seu portão. Então chegue antes mesmo.

Comments


Sobre

Somos Celina, Laura e Marília, comunicadoras apaixonadas por cultura e conteúdo de qualidade. Juntas, criamos um espaço único onde compartilhamos experiências e dicas. No nosso perfil, você encontrará muito mais do que a agenda cultural e corridas, também damos dicas de lugares e serviços que valem a pena conhecer.

Assine a newsletter

Email enviado!

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

© 2025 por JP Agenda. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • JP Agenda - R. Lindolfo Gonçalves Chaves, 513, João Pessoa

  • CNPJ 51.296.329/0001-82

bottom of page