Coordenadoria LGBT de João Pessoa celebrará Dia da Visibilidade Trans em 3 de fevereiro
- JP Agenda
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Evento na rua Duque de Caxias, no Centro, terá programação especial em parceria com movimentos sociais; data original era 29 de janeiro

O evento organizado pela Coordenadoria LGBT, que celebraria a data nesta quinta (29), foi adiado para permitir uma programação mais elaborada em parceria com a sociedade civil. A nova celebração acontecerá no dia 3 de fevereiro, a partir das 10h, na Rua Duque de Caxias, 59, no Centro de João Pessoa.
A mudança visa fortalecer a ação, realizada em parceria com o Movimento Espírito Lilás (MEL) e o Cordel Vida, para marcar uma data crucial de luta e resistência.
Qual a importância do Dia da Visibilidade Trans?
Instituído em 2004, o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro) é uma data de luta contra a transfobia e de afirmação de direitos. O Brasil lidera o triste ranking de assassinatos de pessoas trans e travestis no mundo, com 80 mortes registradas apenas em 2025, segundo a Antra.
Como afirmou o coordenador Geraldo Filho, a data serve para aproximar a sociedade da realidade desta população e destacar as políticas públicas desenvolvidas para garantir seus direitos e combater o preconceito.
O que esperar da programação do dia 3 de fevereiro?
Embora os detalhes completos ainda não tenham sido divulgados, a promessa é de uma programação ampliada, construída junto aos movimentos sociais. Eventos como esse costumam reunir:
Discussões e rodas de conversa sobre direitos, saúde e cidadania.
Apresentações culturais e artísticas da comunidade LGBTQIA+.
Orientação sobre serviços públicos oferecidos pela Coordenadoria.
Feira de empreendedorismo com expositores da comunidade.
Como chegar e o que levar para o evento?
O evento acontece em um ponto central da cidade, de fácil acesso.
Localização e Acesso:
Endereço: Rua Duque de Caxias, 59, Centro.
Transporte: A região é bem servida por linhas de ônibus. Aplicativos de transporte como Uber com até 80% OFF nas suas 3 primeiras viagens.
Como apoiar a causa da visibilidade trans além do evento?
O apoio pode ser contínuo. Consumir de negócios liderados por pessoas trans, divulgar seu trabalho e educar-se sobre a realidade desta população são atitudes fundamentais.
Apoie o Empreendedorismo: Busque e compre de marcas e profissionais trans da sua cidade.
Eduque-se: Leia livros, assista a documentários e siga ativistas trans nas redes sociais.
Doe para Organizações: Instituições como o Movimento Espírito Lilás (MEL) dependem de apoio para manter seu trabalho.
Aviso: Ao clicar em links de parceiros aqui, você nos ajuda a gerar conteúdo. Nós recebemos uma comissão por venda, sem custo extra para você. Obrigado pelo apoio!






Comentários