João Pessoa recebe Festival Internacional de Arte Naïf com obras de 20 estados e 13 países
- JP Agenda
- há 14 horas
- 2 min de leitura
6ª edição do FIAN acontece no Hotel Globo até 30 de janeiro; abertura integra projeto Sol Maior com apresentação da Camerata Parahyba

O Festival Internacional de Arte Naïf (FIAN) é uma exposição que chega a João Pessoa em sua 6ª edição, apresentando 96 obras únicas de artistas do Brasil e do mundo. O evento acontece de 19 de dezembro a 30 de janeiro de 2026 no Hotel Globo, no Centro Histórico.
Uma mostra que celebra a arte ingênua ou naïf, trazendo cores, narrativas populares e técnicas diversas como pintura e bordado para o coração da capital paraibana.
Qual o perfil dos artistas e obras expostas?
A curadoria do festival, coordenada por Adriano Dias, reúne uma diversidade impressionante. Cada uma das 96 obras é de um artista diferente, representando:
20 estados brasileiros, oferecendo um panorama nacional do gênero.
13 países, incluindo Alemanha, México, França e Argentina.
Diversas técnicas: Além da pintura, há obras em bordado, aplicação têxtil e xilogravura.
O tema é livre, o que permite que cada artista apresente sua visão pessoal e singular sobre o Brasil e o mundo, característica central da arte naïf.
Como será a abertura do festival Internacional de Arte Naïf?
A abertura acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 16h, e integra a programação do projeto cultural Sol Maior. O evento de abertura contará com:
Abertura das portas da exposição no Hotel Globo.
Apresentação musical da Camerata Parahyba, sob a regência do violinista Rucker Bezerra.
Repertório: Música brasileira, regional e armorial, com obras como "O Trenzinho do Caipira".
Para o público: A abertura é uma oportunidade de mergulhar na arte e na música em um único evento, no charmoso cenário do Hotel Globo.
Por que este evento é importante para João Pessoa?
Segundo Marcus Alves, diretor da Funjope, trazer o FIAN para a capital é um marco. O festival, originalmente consolidado em Guarabira, passa a integrar a cena cultural pessoense através de uma parceria entre as prefeituras. É uma chance para moradores e turistas apreciarem "o melhor da arte naïf brasileira e mundial" em um espaço histórico.
Visitação: Após a abertura, a exposição ficará em cartaz por mais de um mês, com entrada gratuita, sendo uma ótima opção de programa cultural durante as férias e o verão.


