Resultados de busca
1121 resultados encontrados com uma busca vazia
- Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto junino da Série Sivuca em Campina Grande
Apresentação da Série Sivuca acontece no dia 10 de junho, na Vila Sítio São João, reunindo música erudita e grandes sucessos do forró nordestino. O concerto junino da Orquestra Sinfônica da Paraíba deste ano será em Campina Grande. O quarto concerto oficial da temporada 2026 integra a Série Sivuca e vai acontecer na quarta-feira, dia 10, às 17h, na Vila Sítio São João. A regência é do maestro Gustavo de Paco de Gea, e esta apresentação especial terá a participação de Petrúcio Amorim e Gitana Pimentel, dois grandes nomes da música nordestina. O concerto conta também com os músicos convidados Helinho Medeiros (sanfona), Léo Torres (guitarra), Sérgio Gallo (baixo elétrico) e Saulo Soares (bateria). Nos vocais, estarão ainda os cantores Karla Teodósio e Alesson França. A entrada é gratuita. A orquestra vai iniciar o concerto com a música “Rapsódia Gonzaguiana”, de Sivuca. O clima junino segue com a execução de grandes sucessos de Petrúcio Amorim, começando por “Cidade Grande”, “Nem Olhou Pra Mim”, “Deus do Barro”, “Filho do Dono” e “Meu Cenário”. Na sequência, vêm “Dois Rubis”, “Paraíba Joia Rara”, “Parte da Minha Vida” e “Tareco e Mariola”. Para finalizar, um pot-pourri com “Anjo Querubim, Confidências e Devagar”. “É uma emoção muito grande pra mim e um prazer essa soma do nosso forró com o erudito, transformando as minhas músicas numa sinfonia”, disse Petrúcio Amorim. “Isso é uma prova de que o forró, de que a música nossa, a música regional, pode ser interpretada de várias maneiras, de vários acompanhamentos. Estou muito feliz com isso”, comemorou. “Eu já cantei com a Orquestra de Câmara de Pernambuco em teatro, um lugar fechado onde as pessoas prestam mais atenção, mas cantar em campo aberto para o povão é muito interessante e vai ser um grande desafio. Vai ser uma grande felicidade estar em Campina Grande cantando com a Orquestra da Paraíba. Isso não tem preço. É mais um desafio na minha carreira, mas vou participar com muito carinho e muito amor”. A cantora Gitana Pimentel disse que está realizando um sonho. “Eu sempre acompanhei as apresentações da orquestra com artistas convidados e ficava me imaginando naquele lugar. Quando eu recebi o convite, eu fiquei extremamente feliz e realizada. E especialmente se tratando de uma homenagem a um compositor que eu sou muito fã, que eu canto inúmeras músicas do repertório dele”, destacou. “E esse sonho está sendo realizado ainda melhor do que eu imaginei, porque eu vou ter a oportunidade de cantar com ele, com Petrúcio Amorim. Os arranjos estão incríveis e eu tenho certeza que vai ser um concerto inesquecível e muito importante para a minha carreira”, celebrou Gitana. O maestro Gustavo de Paco de Gea lembrou a importância da Série Sivuca. “É o segundo concerto no interior da Série Sivuca, lembrando que o primeiro foi em Itabaiana. Também vamos iniciar o concerto com uma das obras de Sivuca que a gente faz sempre com acompanhamento de sanfona. Nesse caso, teremos o professor Helinho Medeiros na execução de Rapsódia Gonzaguiana”, explicou. “Depois tem uma série de músicas com o nosso convidado principal. É praticamente uma homenagem que a gente faz a Petrúcio Amorim. Com ele, nós vamos tocar músicas de sua autoria, entre elas, Tareco e Mariola, Cidade Grande, Deus de Barro, Filho do Dono, Meu Cenário e um pot-pourri com Anjo Querubim, Confidências e Devagar. Teremos também a cantora Gitana Pimentel, cantando um duo com o próprio Petrúcio. Eu espero que em Campina Grande todo mundo goste muito e que seja um lindo concerto, abrindo a temporada de São João no nosso estado”, ressaltou o maestro. O regente Gustavo de Paco de Gea é natural de Buenos Aires, formou-se no Conservatório Juan José Castro. Atuou como flautista e docente em orquestras argentinas até 1978, quando passou a lecionar Flauta Transversal na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundou o Quinteto Latinoamericano de Sopros da UFPB, com apresentações no Brasil e no exterior. Desde 1980, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, destacando-se na promoção da música nordestina. Em 1985, assumiu o mesmo posto na Orquestra Sinfônica do Recife e no respectivo quinteto de sopros. Foi professor convidado do Centro de Criatividade Musical de Recife (1996–1997) e preparador da Orquestra Infantil da Paraíba. Iniciou-se como maestro em 2001, fundando a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, onde atuou até 2010. Em 2012, tornou-se maestro da Orquestra Criança Cidadã e, em 2014, maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Rege a Orquestra Sinfônica da UFPB desde 2013 e, em 2022, assumiu a regência da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Em 2025, foi convidado a dirigir a Orquestra Filarmónica de Río Negro, na Argentina. Os solistas Petrúcio Amorim – Nascido em Caruaru (PE), se tornou um dos maiores nomes da música pernambucana, carinhosamente apelidado de “O Poeta do Vassoural”. Sua trajetória artística ganhou grande impulso em 1979, ao vencer o Segundo Encontro Latino Americano de Folclore com três músicas, recebendo os prêmios das mãos de Luiz Gonzaga e tendo sua primeira composição gravada pelo cantor Azulão. Nos anos seguintes, Petrúcio iniciou uma parceria de sucesso com Jorge de Altinho, criando clássicos instantâneos como “Confidências” e “Disfarce”. Em 1984, lançou seu primeiro LP, “Doce Pecado”, que inovava ao fundir ritmos como rock, xote, afoxé e baião, e, em 1986, assumiu definitivamente a carreira de intérprete com o disco “Forró, Frevo e Alegria”. O compositor consolidou-se no cenário musical participando de festivais, conquistando o 2º lugar no “Canta Nordeste” de 1991 com “Cidade Grande” e o 1º lugar em 1995 com “Meninos do Sertão”, além de emplacar sucessos nas vozes de artistas como Alcymar Monteiro, Leci Brandão, Fafá de Belém e Augusto César. A força de suas composições gerou fenômenos de regravação, especialmente na voz de Flávio José, que estourou com clássicos como “Tareco e Mariola”, “Dois Rubis”, “Filho do Dono” e “Anjo Querubim”. Petrúcio celebrou sua carreira com projetos marcantes, incluindo o CD “A Festa do Forró”, o álbum “Deus do Barro” e o DVD ao vivo “Na Boleia do Destino”. Ao todo, sua obra soma quatro LPs, seis CDs e mais de 200 músicas gravadas por dezenas de intérpretes de peso, como Elba Ramalho, Zé Ramalho e o grupo Chiclete com Banana. Gitana Pimentel – É cantora, atriz, produtora cultural e jornalista paraibana, natural de Patos e radicada em Campina Grande. Com uma trajetória marcada pela valorização da cultura nordestina, transita entre o forró, o samba e outras sonoridades brasileiras, unindo tradição e contemporaneidade em sua identidade artística. Foi finalista do Prêmio Multishow 2013 com a canção “Pra Cima de Mim” e já se apresentou em importantes eventos culturais do Brasil e do exterior, como o São João de Campina Grande, o São João de Caruaru, o Galo da Madrugada e o São João Genève, na Suíça. Além da música, atua no audiovisual, integrando o elenco da série Cangaço Novo, e desenvolve projetos voltados à difusão da cultura paraibana, como o documentário As Caras da Paraíba e o evento Sol e Samba. Foi homenageada no Prêmio Paixão Cultural, em Caruaru, e é presença constante em festivais, editais e ações formativas. Gitana se destaca pela força de sua presença de palco e pelo trabalho de promoção da arte nordestina dentro e fora do país. Serviço Orquestra Sinfônica da Paraíba 4º Concerto Oficial da temporada 2026 – Série Sivuca Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea Solistas: Petrúcio Amorim e Gitana Pimentel Músicos convidados: Helinho Medeiros (sanfona), Léo Torres (guitarra), Sérgio Gallo (baixo elétrico), Saulo Soares (bateria), Karla Teodósio (vocal) e Alesson França (vocal). Dia: 10 de junho (quarta-feira) Hora: 17h Local: Vila Sítio São João, Campina Grande (PB) Entrada: Gratuita
- Estação Cabo Branco tem yoga, dança circular, exposição, mostra de artesanato e projeto Pôr do Sol
Agenda cultural inclui atividades de bem-estar, artesanato, exposição artística e apresentações musicais ao longo do mês. A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano, coloca em prática a partir deste final de semana, uma agenda diversificada e gratuita para o público em geral, com oferta de atividades como yoga e danças circulares, além de exposição e mostra de artesanato. A agenda mensal será aberta nesta sexta-feira (5), com a oferta de yoga, das 16h às 18h, e no sábado (6), neste mesmo horário, com a Estação Pôr do Sol, disponibilizando o espaço para os visitantes contemplarem o final da tarde ao som da voz do cantor e compositor Karlito Campos, dentro do projeto cultural e artístico da Prefeitura de João Pessoa. “A Estação Pôr do Sol convida artistas locais para apresentações no mirante, proporcionando uma experiência única que une arte, natureza e o pôr do sol e garantindo um ambiente de convivência e lazer acessível à população”, destacou Rodrigo Barão, da equipe cultural e artística da Estação Cabo Branco, ressaltando que até o final do mês o local está com uma programação recheada de atividades. Serviço – A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes é um complexo cultural projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Um dos seus destaques é o Mirante, uma torre que oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade e do Oceano Atlântico. O local é administrado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Regras para os visitantes – A visitação à Estação Cabo Branco é gratuita e acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e, nos finais de semana (sábados e domingos), das 10h às 18h. Para as escolas públicas e privadas, bem como para os mais diversos grupos culturais e artísticos, se faz necessário, de acordo com a administração do órgão, um agendamento de forma prévia. O link para agendamento está no perfil do instagram @estacaocabobranco. No entanto, algumas regras e normas estão expostas para todos os visitantes. São regras importantes que devem ser cumpridas, com destaques para a proibição de pets andando livremente pelo chão; proibição de tocar nas obras em exposição; proibido ultrapassagem na linha amarela no chão; gritaria e barulho excessivo no hall também não é tolerável. Confira a agenda mensal de junho da Estação Cabo Branco: Sexta (5): 16h às 18h – Yoga Sábado (6): 16h às 18h – Estação Pôr do Sol Sexta (12): 16h às 18h – Dança Circular Sábado (13): 16h às 18h – Abertura da exposição ‘A Casa – Uma Dandara’ Sexta (19): 16h às 18h – Yoga Sábado (20): 16h às 18h – Estação Pôr do Sol Sexta (26): 16h às 18h – Dança Circular De terça a domingo: 10h às 18h – Mostra de Artesanato
- Feira de Cordel apresenta cordelistas e forrozeiros nesta sexta-feira e sábado no Busto de Tamandaré
Evento promovido pela Funjope acontece sexta e sábado com apresentações de cordelistas, sanfoneiros e grupos de forró. A Feira de Cordel, que já se tornou tradicional nos eventos realizados pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), segue neste final de semana com a participação dos cordelistas Mané Gostoso, Claudeth Gomes e Verônica Adelino. Em parceria com o Coletivo Palmas, o evento terá também muito forró com o sanfoneiro Helinho Medeiros e o grupo Fulô de Mussambê. A Feira de Cordel acontece no Busto de Tamandaré, nesta sexta-feira (5) e sábado (6), a partir das 17h. Além de muito forró, há exposição de cordéis, xilogravuras e declamações dos cordelistas. “Estamos realizando essa ação de valorização da literatura de cordel há cerca de cinco anos, sempre valorizando as culturas populares com forró tradicional e trios pé-de-serra. De uma vez só, por meio da mostra de literatura de cordel, nós integramos o forró clássico, a xilogravura, o artesanato e o cordel”, pontuou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Sexta-feira – A programação do dia 05 de junho terá como destaque as declamações do cordelista Leonardo Leal, artisticamente conhecido como Mané Gostoso. Pernambucano, do município de Floresta, ele promete muita criatividade em sua apresentação. O cordelista ressaltou, inclusive, a importância da Feira de Cordel para quem atua nessa literatura. “Considero de suma importância para a valorização, divulgação e pertencimento de nossa arte, que é a literatura de cordel, principalmente por ser uma arte nordestina, genuinamente paraibana. É através de ações como a Feira de Cordel que perpetuamos a nossa tradição”, comentou. Ele também afirmou que a Feira de Cordel tem contribuído para ampliar a divulgação da arte. “É de muita importância espaços como esse, pois através dele nesses últimos anos temos levado nosso trabalho para muitos lugares, não só para os turistas, mas também para escolas e instituições que nos veem aqui e nos convidam para oficinas e palestras. Através dessa vitrine temos alcançado cada vez mais lugares e isso reflete muito, tanto nas vendas como no reconhecimento”, avaliou Mané Gostoso. O músico Helinho Medeiros, que vai fazer o público dançar com sua sanfona, nesta sexta-feira, afirmou que um evento de literatura de cordel é muito importante para a cultura paraibana e nordestina. “A gente, que toca forró e acredita nas tradições de matriz nordestina, fica muito feliz de poder participar. Eu, particularmente, me sinto muito honrado de receber esse convite para levar um pouco de música e de arte para esse projeto”, afirmou. Para ele, os trios de forró, os agentes ativos que desenvolvem esse tipo de cultura, estão todos conectados através da cultura nordestina, sejam cordelistas, o comércio que se alimenta, distribui e se retroalimenta disso. “Poder ter um trio de forró participando, se conectando, mostra as várias vertentes de uma mesma cultura que se juntam e se conectam, a música e a literatura”, pontuou. No repertório de Helinho Medeiros não vão faltar clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro. Canções como Olha pro céu, Pagode russo, Pedras que cantam, Frevo Mulher, Canto da Ema, Sebastiana, entre outros. O músico também vai mostrar um pouco de suas composições. Sábado – Quem passar pelo Busto de Tamandaré na tarde do dia 06 de junho vai poder conferir as apresentações das cordelistas Verônica Adelino e Claudeth Gomes. Natural de São Miguel de Taipu, Verônica Adelino afirmou que a Feira de Cordel é fundamental para os cordelistas. “A Feira de Cordel garante sustentabilidade financeira, visibilidade e preservação da nossa arte. É uma vitrine estratégica para a literatura de cordel, considerada Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A feira abre um canal direto de comercialização dos folhetos e xilogravuras. Muitos dos poetas participantes dependem exclusivamente dessa renda para viver, e o estímulo oferecido pela Funjope ajuda a movimentar a cadeia de produção que envolve autores, impressores e ilustradores em toda a Paraíba”, avaliou. Ela ressaltou que as feiras culturais são essenciais para divulgar a literatura de cordel, e acrescentou que, embora tenha nascido em mercados populares do Nordeste, a criação de feiras específicas e praças em bienais transformou o gênero de uma manifestação regional e marginalizada em Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A cordelista Claudeth Gomes destacou que a feira possibilita aos cordelistas divulgar, de forma ampla, para o público local e os turistas, o trabalho que realizam: os folhetos, as xilogravuras, o artesanato tradicional e as declamações – para os que declamam. “Além disso, é uma forma contemporânea de manter a tradição popular das poéticas orais, já que, na origem, os cordéis eram apresentados e vendidos em feiras e praças públicas”, disse. Para ela, a Feira de Cordel, com toda a sua estrutura, amplifica a visibilidade dessa arte e toda a cadeia produtiva do cordel. “Temos possibilidade não só de vendas, mas de contatos para futuras contratações e divulgação ampla da tradicional arte nordestina”, complementou. Radicada em João Pessoa desde 1991, a carioca Claudeth Gomes recebeu o título de cidadã paraibana em março de 2026, em reconhecimento ao seu trabalho em defesa, valorização e salvaguarda da cultura popular. Para deixar a Feira de Cordel ainda mais animada neste sábado, o grupo Fulô de Mussambê preparou um repertório todo especial que envolve sucessos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Elino Julião, Antônio Barros, entre outros. Fabrizzio Formiga, integrante do grupo, afirmou que o projeto dos músicos está em total sintonia com a Feira do Cordel: “A literatura e a poesia nordestinas estão em nosso repertório desde a fundação da banda, em 2016”, enfatizou. Para o artista, a Feira de Cordel é fundamental para a cultura e merece ganhar cada vez mais espaço. “O cordel tem uma força imensa enquanto ferramenta identitária. Tem a nossa cara, nosso traço. A poesia deve fazer parte da vida de nossos jovens e de nossas crianças. A mesma coisa em relação aos trios de forró. É preciso formar mais e mais novos ‘fazedores’ de forró”, afirmou. Confira a programação: 05/06 (sexta-feira) Cordelista Leonardo Leal (Mané Gostoso) Helinho Medeiros – sanfoneiro 06/06 (sábado) Cordelistas Verônica Adelino e Claudeth Gomes Grupo Fulô de Mussambê
- Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta-feira (4) com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”
Programação junina do Mangabeira Shopping segue com forró, quadrilhas, transmissão de amistoso da Seleção Brasileira e atrações para toda a família. Além do show de “Os 3 do Nordeste”, o Mangabeira Shopping terá muito forró pé de serra, apresentações de quadrilhas juninas e transmissão de amistoso da Seleção Brasileira no fim de semana Após reunir grande público na abertura da programação junina, que aconteceu na semana passada, o Arraiá Mangabeira, promovido pelo Mangabeira Shopping, segue nesta quinta-feira (4) com show do grupo “Os 3 do Nordeste”, que se apresentará gratuitamente às 20h, no Palco de Eventos, na Praça de Alimentação. Com mais de cinco décadas de história, o grupo é um dos grandes nomes do forró tradicional e traz para o Arraiá Mangabeira um repertório repleto de sucessos conhecidos pelo público, como "Proibido Cochilar", "Ana Maria", "São João Tá Diferente (Bom Só)" e muito mais. Atualmente, o grupo se apresenta em uma nova formação liderada por Luka Veras, ao lado de Douglas Silva e Lulu Vieira, mantendo viva a tradição e o legado construídos ao longo de 56 anos de história no forró nordestino. A programação do Arraiá Mangabeira segue durante todo o fim de semana com muito forró e apresentações de quadrilhas juninas. Além disso, no sábado (6), os visitantes também poderão acompanhar a transmissão do amistoso da Seleção Brasileira, às 19h, em cinco telões de alta resolução instalados na Praça de Alimentação. Confira abaixo a programação completa. Programação da semana: Quinta-feira (4) Atração: Os 3 do Nordeste Horário: 20h Local: Palco de Eventos - Praça de Alimentação Sexta-feira (5) Atração: Forró Pé de Serra Horário: 18h às 21h Local: Palco Pé de Serra - Praça de Alimentação Sábado (6) Atração: Quadrilha Junina Horário: 16h30 Local: Em frente ao Palco de Eventos - Praça de Alimentação Atração: Forró Pé de Serra Horário: 17h30 às 19h Local: Palco Pé de Serra - Praça de Alimentação Transmissão de amistoso da Seleção Brasileira Brasil x Egito Horário: 19h Local: Praça de Alimentação Atração: Forró Pé de Serra Horário: 21h Local: Palco Pé de Serra - Praça de Alimentação Domingo (7) Atração: Forró Pé de Serra Horário: 17h às 20h Local: Palco Pé de Serra - Praça de Alimentação Atração: Quadrilha Junina Horário: 20h Local: Em frente ao Palco de Eventos Cenografia junina encanta visitantes Além da programação musical, a decoração temática segue como um dos grandes atrativos do Arraiá Mangabeira. O espaço cenográfico reúne bandeirolas, balões, capela, fogueiras cenográficas e diversos elementos inspirados nas tradicionais festas do interior nordestino, proporcionando uma experiência imersiva para visitantes de todas as idades. Outra atração que retorna após o sucesso das edições anteriores é a Fazendinha, ambiente inspirado na vida no campo, com réplicas de animais que encantam crianças e adultos e garantem registros especiais. E claro que não poderiam faltar as comidas típicas que fazem parte da tradição junina. Durante todo o evento, os visitantes podem aproveitar as opções gastronômicas comercializadas em barraquinhas instaladas na Praça de Alimentação. O Arraiá Mangabeira segue até o dia 28 de junho, com programação gratuita para toda a família. Para mais informações sobre as atrações e horários, acompanhe as redes sociais do Mangabeira Shopping pelo perfil @mangabeirashopping.
- Semana de Ofertas 6.6: Ferreira Costa lança superpromoção com descontos de até 60% em todas as lojas, no site e no app
Rede varejista aproveita gancho de data dupla para oferecer grandes oportunidades para quem quer deixar a casa pronta para receber família e amigos durante os jogos A euforia com a chegada do Mundial de Futebol 2026 chegou às lojas da Ferreira Costa. A rede varejista, referência no segmento de materiais de construção, decoração e eletrodomésticos no Nordeste, anuncia sua maior promoção do mês: a Semana de Ofertas 6.6 com descontos de até 60% no site, no aplicativo e em todas as lojas físicas (ofertas válidas até o dia 7/06/2026, ou até acabarem os estoques). A iniciativa é uma expansão de uma ação que já acontecia no e-commerce da empresa, as já conhecidas promoções de datas com dia e mês repetidos, e que agora, pela primeira vez, chega com força total ao varejo físico. O objetivo é oferecer ao consumidor nordestino as melhores oportunidades para renovar o lar e transformar a casa em uma verdadeira arena para acompanhar os jogos. TVs: a categoria mais quente da temporada Se há um produto que sintetiza o espírito do 6/6 da Ferreira Costa, esse produto é a televisão. A categoria já é a mais pesquisada no site da rede e lidera as vendas no varejo físico desde o mês passado. Os números são expressivos: a empresa registra um crescimento de 35% nas vendas de TVs em comparação ao mesmo período de 2025, um reflexo direto da antecipação do consumidor para a grande festa do futebol mundial. O perfil do consumidor também mudou. Segundo Cesar Barros, gerente de compras de eletros da Ferreira Costa, a busca por telas maiores cresceu de forma significativa: "As pessoas estão migrando para telas acima de 65 polegadas, chegando até 100 polegadas. E posso dizer com tranquilidade: a Ferreira Costa tem a maior variedade de tamanhos e tecnologias do Nordeste e as melhores marcas", comenta o gestor, que completa: "O que estamos vendo é muito interessante: não são apenas os consumidores finais que estão se preparando. Bares, restaurantes e espaços de entretenimento também estão investindo em TVs maiores, em som e em estrutura. O torneio internacional movimenta setores inteiros, e a gente sente isso aqui dentro da loja". E o mix de TVs da Ferreira Costa foi pensado para contemplar opções para todos os orçamentos. Tem TV 32 polegadas a partir de R$999, ideais para quem busca qualidade com economia, opções intermediárias de 50" a 75" com tecnologias QLED, OLED e 4K. Mas as grandes estrelas da temporada têm sido os grandes telões com até 100 polegadas para uma experiência definitiva de cinema em casa. Som, bebidas e churrasco: a casa pronta para o jogo Todo brasileiro sabe que mundial de futebol pede um som à altura. As soundbars estão entre os produtos com maior crescimento de procura, completando a imersão sonora para quem quer sentir a energia da torcida diretamente da sala de estar. Para a recepção dos convidados, a Ferreira Costa conta com uma linha completa de produtos, incluindo uma 3 em 1: Cervejeira, Adega e Frigobar LINQ, por R$1.699,90, e a Máquina de Gelo por R$ 699. Gelo na hora que precisar, sem depender de supermercado. O cardápio das comemorações também está coberto. A Ferreira Costa oferece uma linha completa para quem gosta de um bom churrasco, com churrasqueiras elétricas e a carvão, air fryers para o petisco rápido no intervalo, coolers, jogos de copos, taças e petisqueiras para montar a mesa perfeita para o jogo por preços que são um show de bola.
- Forró d’Os Fulano ocupa o Centro Histórico com festa gratuita marcada pela cultura nordestina
Quadrilha junina, comida típica, forró de rabeca e muita animação prometem marcar o Arraiá BNB Cultural na sexta (05) Nesta sexta-feira (05), pós-feriado, o Largo de São Frei Pedro Gonçalves vai esquentar com o Forró d’Os Fulano. A festa, que pela primeira vez traz um formato especial, junto ao Arraiá BNB Cultural, é gratuita e tem início às 17h. A abertura da programação traz discotecagem com DJ Papae, feira com empreendedores locais e a apresentação de uma das quadrilhas mais tradicionais da Paraíba. A Lageiro Seco, em quase 80 anos de história, atravessa gerações e mantém vivas as raízes culturais do Nordeste, destacando o que há de mais autêntico e rico no folclore regional. Em seguida, sobe ao palco Jeferson Leite com o seu Forró de Rabeca. “A rabeca, assim como o pífano e a sanfona de oito-baixos são reconhecidos pelo IPHAN como instrumentos “emblemáticos” do universo das Matrizes Tradicionais do Forró. Então, nós traremos para o Arraiá do BNB o que há de mais tradicional da nossa cultura”, afirma Jeferson, que diz ainda por ser um grupo com formação plural, vai dialogar dentro do repertório apresentado com ritmos como samba, rock e música eletrônica, além de apresentar versos em cordel e interação com o público. Quem fecha a noite no Largo de São Frei Pedro Gonçalves é o grupo anfitrião Os Fulano, que há 10 anos promove essa festa, que pela primeira vez acontece num espaço público. “Essa edição do Forró d’Os Fulano promete ter um gostinho diferente. Quadrilha junina, forró de rabeca, comida típica, espaço aberto e ‘a fulanada’ junta num espaço só é certeza de noite inesquecível”, conta Betinho Lucena, cantor e triangulista da banda. Renata Mora, produtora-executiva do Arraiá BNB, comemora a realização do evento. Ela afirma que ocupar o Centro Histórico com atração local no São João é muito simbólico, e complementa: “ter o patrocínio do BNB faz a gente trabalhar com prazer e dignidade para receber o público diverso com uma equipe de bastidores local e de excelência”. SERVIÇO: Arraiá BNB Cultural - Especial Forró d’Os Fulano Data: 05 de junho (sexta-feira) Hora: A partir das 17h Local: Largo de São Frei Pedro Gonçalves. Entrada gratuita
- Rota do Bioma da Caatinga Vale dos Sertões valoriza riquezas culturais e ambiente natural no interior da Paraíba
Famtour e Fampress foram mobilizadas pelo Sebrae/PB neste fim de semana com roteiros em três cidades do sertão Uma imersão voltada à cultura sertaneja e a valorização das riquezas naturais presentes no ambiente do bioma da caatinga no interior paraibano. Foi assim que ficou marcada a programação da Famtour e Fampress Rota do Bioma da Caatinga Vale dos Sertões, promovida pelo Sebrae/PB, de 27 a 30 de maio, com passagem pelos municípios de São José do Sabugi, Santa Luzia e Várzea, no sertão do estado. O objetivo da ação foi divulgar o roteiro turístico de cada localidade para representantes de agências de turismo e profissionais da imprensa, apontando os atrativos e suas relações de história com o contexto regional, a partir do olhar direcionado ao bioma da caatinga, vegetação que é natural do próprio território semiárido. A programação do primeiro dia de atividade, que aconteceu na quinta-feira (28), se concentrou em São José do Sabugi, com a trilha da Serra do Exu, proporcionando ao grupo uma experiência de ecoturismo e um pit-stop no Umbuzeiro, com momentos de histórias e apresentações culturais. Em seguida, houve um almoço no Restaurante Terra, que é reconhecido na região pelo cardápio voltado à gastronomia regional. O roteiro no município ainda incluiu uma visita ao espaço de um viveiro com mudas nativas, na comunidade Latadinha, e no espaço da agrofloresta, que se caracteriza pela experiência de reflorestamento da caatinga em uma área desertificada do município. De acordo com o agente de roteiros turísticos do Sebrae/PB, Thiago Rodrigues, a divulgação da rota é mais uma etapa importante do projeto que vem sendo trabalhado no estado, com a proposta de impulsionar o setor do turismo no interior. “Fazemos uma avaliação extremamente positiva de tudo isso, porque estamos mostrando os atrativos da região para empresas de outros estados e com o intuito de divulgar o que existe de melhor na nossa cultura e no nosso território. Essa rota reúne experiência de ecoturismo, turismo de base comunitária, turismo religioso e todos esses atrativos se encontram no ambiente do bioma da caatinga”, disse. Na sexta-feira (29) a famtour e fampress chegaram até o Quilombo do Talhado no município de Santa Luzia. A localidade é considerada uma das comunidades mais antigas do país e que mantém a preservação da memória afro-brasileira, com a integração da cultura e da história de resistência da comunidade. O roteiro também teve passagens por museus e espaços de memória na cidade, revelando os detalhes da história local. Os participantes tiveram a oportunidade de integrar oficinas de literatura e danças como o coco de roda, que é uma das principais manifestações culturais da região. Por fim, o Santuário São Sebastião recebeu a visita do grupo, finalizando as ações do dia de atividades no Rancho Gonzagão, com música ao ritmo do forró e valorização da gastronomia local. O grupo que formou a famtour e fampress contou com a integração de 15 pessoas, entre representantes de agências de turismo e profissionais jornalistas. “É uma oportunidade de conhecer melhor o ambiente do sertão e entender como cada ambiente valoriza suas riquezas históricas e culturais”, comentou Cibelly Correia, jornalista e coordenadora de comunicação da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). A última parada da rota aconteceu no sábado (30) em Várzea, com a realização da trilha na Serra da Viola e um piquenique no Lajedo e Chuva de Facheiro. Em seguida, o grupo vivenciou a experiência de como acontece o preparo do queijo de manteiga artesanal. O produto é um dos símbolos da cultura sertaneja e o momento foi realizado na Queijeira Riacho da Cozinha, que mantém o trabalho de produção em família por quatro gerações. O prefeito de Várzea, Paulo Nóbrega, acompanhou as visitas nos locais turísticos e disse que a iniciativa contribui para o desenvolvimento das atividades econômicas no município. “A gente se alegra e passa a enxergar novos horizontes, a partir desse projeto, porque além de mostrar os pontos turísticos, se percebe uma valorização da nossa cultura e do setor produtivo com o objetivo de gerar renda às famílias e criar novas oportunidades”, enfatizou. A programação teve ainda um almoço servido no Restaurante Rural do Quilombo de Pitombeira, com uma experiência de culinária afetiva e comida feita no fogão a lenha. Encerrando a viagem, o grupo ainda visitou uma plantação de arroz vermelho para entender como ocorre o processo de plantio e produção e contemplou o pôr do sol no ambiente do Sítio Arqueológico do Pindurão. A Rota do bioma da caatinga Vale dos Sertões é resultado do trabalho do Sebrae por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que tem a missão de fomentar o turismo criativo no Brasil e valorizar as atividades econômicas, a partir de ações estratégicas com foco na geração do emprego e da renda.
- Com abertura se aproximando, Acquaí Park entra na reta final de vendas do Acquaí Pass
Com menos de 500 unidades disponíveis, modalidade garante cinco anos de acesso ao parque e benefícios exclusivos para clientes Com menos de 500 unidades disponíveis, modalidade garante cinco anos de acesso ao parque, participação nos primeiros ciclos de operação e acesso ao Airy Clube, plataforma com mais de 200 parceiros e benefícios exclusivos Com a aproximação da inauguração do Acquaí Park, prevista para agosto, o empreendimento entra também na reta final de comercialização do AcquaíPass. Restam menos de 500 unidades disponíveis da modalidade que garante cinco anos de acesso ao parque aquático e que passa a concentrar uma das formas mais completas de relacionamento com o projeto em sua fase inicial. Os passaportes serão comercializados até o dia 30 de junho. Desenvolvido para famílias que desejam usufruir do empreendimento de forma recorrente ao longo dos próximos anos, o AcquaíPass pode contemplar até oito pessoas em um mesmo contrato e conta com opções de parcelamento via boleto bancário. Além do acesso ao parque, os passaportistas passam a integrar um grupo que acompanhará de forma mais próxima os primeiros ciclos de funcionamento do empreendimento. O modelo de abertura previsto para agosto ocorrerá em formato de soft opening, etapa operacional que será destinada exclusivamente aos clientes que adquiriram o Acquaí Pass. O movimento acompanha a fase final das obras da primeira etapa do parque, que avança simultaneamente em áreas de tematização, paisagismo, montagem de atrações, ambientação gastronômica e estruturação operacional. Outro diferencial anunciado recentemente é a ampliação do ecossistema de benefícios vinculados ao passaporte. Quem adquire o AcquaíPass passa a ter acesso ao Airy Clube, programa de vantagens desenvolvido pelo grupo e que reunirá mais de 200 parceiros de diferentes segmentos. É uma verdadeira plataforma de benefícios, com ofertas e condições especiais em marcas nacionais e regionais. Entre os parceiros já divulgados estão empresas como Cinépolis, Drogasil, Stanley, Tok&Stok, Centerplex Cinemas e Sam’s Club, em uma estratégia de construção de uma relação contínua com seus clientes mesmo fora do ambiente do empreendimento. Com investimento superior a R$ 200 milhões apenas na primeira fase do parque aquático, inserido em um complexo turístico que ultrapassa R$ 700 milhões, o Acquaí Park é considerado um dos maiores projetos de turismo e entretenimento em desenvolvimento no país. As vendas seguem nos pontos instalados no Shopping Tambiá, na Av. Prof Maria sales, 524, em João Pessoa, e no Shopping Luiza Motta, em Campina Grande, além do atendimento pelo telefone (83) 3113-1865 (WhatsApp).
- Governo da Paraíba lança programa PBTrilhas para incentivar ecoturismo e preservação ambiental
Programa pretende fortalecer rede de trilhas ecológicas, promover turismo sustentável e gerar oportunidades para comunidades locais O Governo da Paraíba oficializou a criação do projeto PBTrilhas, iniciativa voltada ao fomento e fortalecimento da rede de trilhas ecológicas no estado. A medida foi publicada no Diário Oficial dessa sexta-feira (29), por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico. A proposta busca integrar preservação ambiental, turismo de natureza e desenvolvimento socioeconômico, promovendo novas oportunidades para comunidades rurais e tradicionais inseridas nas regiões contempladas pelo projeto. Com o incentivo à implantação e desenvolvimento de percursos em diferentes áreas da Paraíba, o PBTrilhas pretende estimular o ecoturismo, ampliar ações de educação ambiental e valorizar os patrimônios naturais e culturais do estado. A iniciativa também visa fomentar atividades econômicas sustentáveis ligadas ao setor turístico. O programa será conduzido pela Semas em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), além de reunir instituições colaboradoras envolvidas na consolidação da malha de trilhas paraibanas, usando como estratégia a descentralização, com a participação ativa dos municípios na gestão ambiental local e do engajamento essencial da sociedade civil organizada. De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adroilzo Fonseca, o projeto representa um importante instrumento para fortalecer a política ambiental estadual. “A política de trilhas de longo curso vai além do turismo. Ela também é uma estratégia de conservação ambiental. Ao conectar áreas protegidas, fortalecemos a biodiversidade e integramos paisagens naturais, contribuindo diretamente para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação”, destacou o secretário. A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mariane Goes, destacou a importância do projeto na ampliação do mapa do Turismo na Paraíba. "O PBTrilhas chega para ampliar o mapa do turismo paraibano. A Paraíba tem uma natureza extraordinária, com paisagens de Caatinga, serras e vales que ainda são pouco explorados pelo turismo, e esse projeto abre caminhos, literalmente, para que mais pessoas possam vivenciar essas experiências. Para a Setde, a parceria com a Semas é estratégica: trilhas bem estruturadas geram renda para guias, comunidades locais e pequenos empreendedores do turismo de natureza, conectando preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Estamos construindo um turismo que valoriza o que a Paraíba tem de mais único”, destacou O presidente da Rede Brasileira de Trilhas, Júlio César, ressaltou o avanço da Paraíba na estruturação de trilhas de longo percurso e na consolidação de políticas públicas voltadas ao segmento. “O reconhecimento das trilhas por parte do Governo do Estado e o apoio previsto a partir desta portaria vão contribuir para que mais pessoas conheçam as diferentes paisagens de Caatinga presentes na Paraíba e também passem a valorizar esse patrimônio natural e cultural”, afirmou. A portaria estabelece ainda diretrizes para a implantação e ampliação da rede de trilhas em território paraibano, priorizando a conservação da biodiversidade, o incentivo ao turismo sustentável e o fortalecimento do desenvolvimento regional.
- Festival do Milho da Cecaf acontece em junho, unindo preço acessível, gastronomia e arrasta-pé
Evento acontece de 20 a 23 de junho com venda de milho, gastronomia, artesanato e programação cultural em João Pessoa A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizará, de 20 a 23 de junho, a 10ª edição do Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1.112, no bairro José Américo. O evento será aberto em um sábado, dia de feira no local, e se estenderá até a véspera do São João, funcionando das 5h às 15h. O Festival, que já é referência no calendário junino de João Pessoa, tem como principal objetivo promover a comercialização de milho com preços acessíveis, gerando renda e visibilidade para a agricultura familiar, além de valorizar a cultura nordestina. O Festival do Milho consolida a Cecaf como um importante espaço de escoamento da produção, geração de renda e oferta de produtos de qualidade à população. A iniciativa também reforça o São João como vetor econômico, turístico e cultural da cidade. “O Festival do Milho da Cecaf é uma ação estratégica de fortalecimento da agricultura familiar, integrando comercialização direta, cultura junina, gastronomia regional, artesanato e valorização dos produtores. Neste ano, a proposta é realizar uma edição ampliada, comemorando os 10 anos do evento com uma grande estrutura e o melhor preço de milho da cidede”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti. Estrutura física –A organização dos pavilhões neste Festival do Milho foi planejada para distribuir as atividades, melhorar a circulação do público e valorizar cada setor. Na área de comercialização de milho, 30 agricultores estarão vendendo o produto. Em outro setor do evento, estarão organizados 20 expositores de artesanato e 10 empreendedores de gastronomia. Além disso, haverá um espaço para exposição e palco para apresentações. Expectativas– A meta operacional para esta edição é alcançar a venda de 15 mil mãos de milho, equivalentes a 780 mil espigas, aproximadamente. Somando as vendas de milho, produtos da agricultura familiar, artesanato e gastronomia, a estimativa de movimentação econômica do evento é de até R$ 1 milhão. A meta foi estruturada com base no crescimento histórico do evento. Em 2025, o faturamento chegou a R$ 584 mil, com mais de 13 mil mãos de milho comercializadas e preço médio de R$ 45 cada uma. O preço da mão de milho, contendo 52 espigas, pode variar próximo ao São João, conforme a oferta, demanda, condições climáticas, transporte e negociação direta. Em 2025, foram encontrados valores entre R$ 45 e R$ 60 por mão; em 2023 e 2022, houve preços de R$ 35 por mão; e, em 2018, os valores variaram entre R$ 20 e R$ 25. “Esta edição de 2026 busca transformar a demanda sazonal em uma grande vitrine da agricultura familiar. O evento foi planejado para ampliar a circulação de pessoas; fortalecer a renda dos agricultores, artesãos e comerciantes; e oferecer uma experiência cultural estruturada, com apresentações de quadrilhas juninas, grupos de cultura popular, trios de forró pé-de-serra e outras atrações regionais. Desde já, todos estão convidados”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano. Programação cultural– A programação do Festival do Milho prioriza artistas locais, grupos culturais de João Pessoa e manifestações tradicionais nordestinas, criando um ambiente típico de São João e fortalecendo a identidade cultural do evento. Os horários das apresentações serão divulgados posteriormente: 20/06 – Abertura oficial, com trio pé-de-serra e apresentação cultural; Quadrilha junina convidada e forró regional. 21/06 – Apresentações de xaxado e grupos de cultura popular; Trio pé-de-serra e animação cultural no palco. 22/06 – Apresentações culturais; Quadrilhas juninas e atrações musicais regionais. 23/06 – Encerramento junino, com muito forró pé-de-serra, destacando as vendas de milho e a gastronomia nordestina.
- Arraiá no Parque marca lançamento da programação junina nas Três Ruas, nesse fim de semana
Evento gratuito reúne forró, gastronomia, artesanato e cultura nordestina no Parque Linear das Três Ruas, nos Bancários O mês de maio se encerra nesse fim de semana e na capital paraibana essa despedida acontece já em clima de forró. A Prefeitura de João Pessoa realiza neste sábado (30) e domingo (31), a partir das 15h, o ‘Arraiá no Parque’, projeto que marca a abertura oficial da programação junina do Parque Linear das Três Ruas, no Bancários. O evento reúne simultaneamente apresentações artístico-culturais, artesanato e uma diversidade de comidas típicas. A intenção, além de valorizar a cultura nordestina, é oferecer lazer gratuito não apenas aos moradores do bairro, mas toda população pessoense e turistas. “O Arraiá no Parque este ano vem lançar oficialmente a programação do Parque Linear das Três Ruas junto ao calendário dos festejos juninos da cidade. Esta é a primeira edição oficial da programação, que se formaliza para fortalecer ainda mais o Parque das Três Ruas como um importante espaço de convivência, cultura, gastronomia e lazer para as famílias. A proposta é manter, ao longo do mês de junho, uma programação especial com novas ativações culturais e atrações juninas nos fins de semana”, explica Dema Macedo, secretário executivo de Parque e Áreas Verdes, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Semam). Nesta edição, o Arraiá no Parque vai oferecer ao público o Festival de Gastronomia, feiras de artesanato e de colecionáveis, apresentações musicais, além das mais diversas manifestações da cultura nordestina e local. E, abrilhantando os festejos no sábado, a animação fica por conta do cantor e sanfoneiro Rodolfo Marinho, que se apresenta a partir das 18h, levando ao público toda sua alegria, versatilidade e o ritmo contagiante do forró. O Arraiá no Parque é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva de Parques e Áreas Verdes (SEPAV) e do Comitê Gestor do Parque das Três Ruas. Parque - Localizado na Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, no bairro do Bancários, o Parque Linear das Três Ruas se destaca como um dos principais espaços públicos de convivência da Capital. Com mais de seis quilômetros de extensão, o local reúne áreas destinadas à prática esportiva, lazer e preservação ambiental, oferecendo opções de entretenimento e contato com a natureza. Com uma agenda anual constante e diversificada, o Parque das Três Ruas vem se consolidando como um polo de lazer e cultura em João Pessoa. Programação: Sábado (30) e domingo (31) – das 15h às 23h Feira de Artesanato: expositores destacando a identidade e a criatividade dos artesãos paraibanos; Feira de Colecionáveis: encontros de fãs de antiguidades, moedas, selos, miniaturas de carrinhos e motos, LPs e action figures; Festival de Gastronomia: comidas típicas nordestinas, food trucks e doces regionais; Apresentação Musical: show de forró com Rodolfo Marinho (no sábado, a partir da 18h).
- Jay Kardoso abre show de Alice Caymmi no Teatro Paulo Pontes e anuncia lançamento de carreira solo
Artista paraibano sobe ao palco do Projeto Seis e Meia no dia 02 de junho; em breve, estreia show solo no Theatro Santa Roza João Pessoa recebe, no dia 02 de junho (terça-feira), uma noite especial de música brasileira no Teatro Paulo Pontes, dentro do Projeto Seis e Meia. Enquanto Alice Caymmi apresenta o show “Para Minha Tia Nana” em homenagem ao legado de Nana Caymmi, o público poderá conferir a abertura por conta de Jay Kardoso – artista paraibano que se prepara para o lançamento de sua carreira solo. A apresentação de Jay marca um momento importante em sua trajetória. Com passagens por diferentes formações musicais na cena independente da Paraíba, como a Vintage Glove, ele agora ganha espaço como nome próprio em um dos mais tradicionais projetos musicais do país. O repertório de abertura foi pensado para dialogar com a noite de grandes canções, entregando ao público uma amostra da sensibilidade e da presença de palco que o artista pretende consolidar em sua carreira solo. Jay Kardoso já tem confirmado um show exclusivo para o lançamento oficial de seu projeto autoral, que acontecerá em breve no Theatro Santa Roza – um dos palcos mais emblemáticos da cultura paraibana. “Abrir o show da Alice Caymmi é uma honra e um presente. É o primeiro passo desse voo solo, que terá um momento especial de lançamento no Santa Roza. Estou muito feliz e preparado para essa nova fase”, celebra Jay. Serviço: Evento: Seis e Meia Paraíba – “Para minha Tia Nana” (Alice Caymmi) Abertura: Jay Kardoso Data: 02 de junho (terça-feira) – Abertura do teatro às 17h45 Local: Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural José Lins do Rego (Tambauzinho, João Pessoa) Ingressos: Loja Furtacor (Mag Shopping) e online em linktr.ee/WnPromo Informações: (83) 98888-4845











